Tuesday, July 28, 2009

NA ILHA TERCEIRA, AÇORES, POLÍCIA MARÍTIMA, NADADORES –SALVADORES E SURFISTAS UNEM-SE PARA SALVAR TARTARUGA



A Marinha – Autoridade Marítima, através do Comando Local da Policia Maritima da Praia da Vitória, procedeu hoje à recolha e posterior devolução ao mar dum espécime de tartaruga Caretta caretta, na ilha Terceira.
Foram os nadadores-salvadores da zona balnear dos “Salgueiros” quem, cerca das 14.00 horas de segunda-feira, alertou a Polícia Marítima, informando ter dado à costa uma tartaruga, que se encontrava presa nas rochas, aparentando grande dificuldade em nadar e respirar.
O animal foi transportado para as instalações da Capitania do Porto da Praia da Vitória, onde foram ministrados alguns cuidados de saúde e recolhidos dados biométricos para posterior tratamento científico pelos biólogos da Universidade dos Açores.
Após ter recuperado do estado de desorientação em que se encontrava, a tartaruga foi devolvida ao seu habitat natural com o auxilio dos surfistas e body-boardistas que na zona do de Santa Catarina, no Cabo da Praia tentavam quebrar algumas ondas.
De acordo com o DOP, a tartaruga Caretta caretta, também conhecida por tartaruga-boba, é a tartaruga mais comum em águas açorianas. A sua coloração é castanho-avermelhada e amarela e a sua cabeça é grande quando comparada com o resto do corpo. As mandíbulas são fortes e servem para partir moluscos e crustáceos com conchas ou carapaças duras.
Durante muitos anos ignorou-se o destino dos indivíduos desta espécie que eclodiam nas praias do sudeste dos Estados Unidos. Hoje em dia, estudos de marcação/recaptura e de genética provaram que as tartarugas recém-nascidas seguem a corrente do Golfo e, antes de voltarem às zonas de nidificação nas costas americanas, adoptam uma vida pelágica, permanecendo durante vários anos no sistema giratório do Atlântico Norte. Por esta razão, a grande maioria das tartarugas-careta que ocorrem no Arquipélago são ainda juvenis que permanecem em redor do arquipélago até atingirem um tamanho de 50-60 cm (comprimento da carapaça) – altura em que abandonam o habitat pelágico e regressam às costas do Atlântico Ocidental. Na sua fase oceânica, estes répteis marinhos alimentam-se principalmente de medusas.
Infelizmente, os mesmos factores oceanográficos que concentram as tartarugas e o seu alimento em determinadas zonas, reúnem também pedaços de plástico, redes de pesca, esferovite e nafta, entre outros poluentes. Ao confundir este lixo marinho com algumas das suas presas, muitas tartarugas acabam por morrer por obstrução do tubo digestivo. Também a pesca com palangre de superfície ("long-line") ameaça esta espécie de tartarugas. Ao serem atraídas pelo isco, muitas tartarugas acabam por ficar presas nos anzóis e morrer afogadas. In: IntraDOP
Notícia e imagens enviadas pelo Sr. Cte. João Gonçalves, da Capitania de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, a quem agradecemos e felicitamos pela acção humanitária da Marinha - LMC

2 comments:

CAP CRÉUS said...

Boa noticia!
Ainda há gente que se preocupa!

Raquel Sabino Pereira said...

É verdade!!!
Excelente notícia!!!!!!