Friday, July 17, 2009

USS EISENHOWER de novo no Tejo




Lisboa acolheu uma vez mais, de 14 a 17 de Julho, o porta-aviões americano da classe “NimitzUSS D EISENHOWER", lançado ao mar em 1975. Tem embarcada uma guarnição de 4.200 elementos, apresentando 333 m de comprimento e 77 m de boca, podendo embarcar 90 aviões entre caças, aviões de guerra electrónica e helicópteros.
Para assegurar o desembarque da guarnição foi montado um “vaivém” privativo de cacilheiros, com local de desembarque no terrapleno de Algés, onde não falta um posto de controlo com “catering” permanente dirigido a todos os que entrem ou saiam dos mesmos.
Mais uma vez o Porto de Lisboa volta a ser escolhido por este tipo de navios devido aos seus elevados padrões de segurança e capacidade logística de apoio a embarcações e tripulações desta dimensão. De referir a importância económica local deste tipo de escalas, que se vêm realizando anualmente, com os navios fundeados em frente à Cova do Vapor sob a protecção discreta da Marinha Portuguesa, que destacou para as proximidades do porta-aviões a corveta JOÃO COUTINHO e diversas unidades de menor porte.
Fotografias tiradas a 15 de Julho de 2009. Imagens da escala anterior, em Maio de 2007, aqui.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

7 comments:

João Abreu said...

Magníficas imagens, PARABÉNS, é sem dúvida uma grande visita aí em Lisboa, oxalá estivesse aí para o contemplar ao vivo... Cá no Funchal o único porta aviões a escalar com alguma frequência é o espanhol Príncipe de Astúrias e obviamente não se compara à envergadura dos da classe Nimitz, no entanto é melhor do que nada, já lá foram os tempos em que grandes porta aviões fundeavam na nossa baía!

Comprimentos!
João Abreu.

Pedro Baptista said...

Qual é a razão destas visitas? Abastecimento?

Bonitas fotos.

Raquel Sabino Pereira said...

FABULOSA A PRIMEIRA FOTOGRAFIA!!!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

A razão deste tipo de visitas normalmente prende-se com rotina e descanso das guarnições. dado que o navio é de propulsão nuclear, não me parece que vá meter combustível...

Anonymous said...

O navio realmente é de propulsão nuclear, mas os aviões não... isto só para dizer que para alem dos viveres da tripulação, o navio também tem de "meter combustível" de quando em vez! ;) (...o que não quer dizer que o tenha feito durante a estadia em Lisboa)

Parabéns pelo excelente Blog que tenho vindo a seguir com muito gosto!

Ricardo

Pedro Baptista said...

... mas mete-se água e mantimentos. Também se podem meter outros como lubrificantes ou demais coisas que se consumam.

Mas obrigado pelo esclarecimento.

Anonymous said...

Parabéns pelas fotos...

Tenho pena de não ser tão bom nessa arte, pois está fundeado aqui na baía de Lagos à cerca de 3 dias o navio reabastecedor da frota que acompanha esse navio. É tb um navio espectacular e de noite parece uma autêntica cidade flutuante...

Parabéns e continua com o óptimo trabalho!
Abraços