Lancha UAM 651 NORTADA, ao serviço da Polícia Marítima no Porto de Lisboa, fotografada no Mar da Palha a 15 de Agosto de 2009.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
7 comments:
Foi a que a Capitania do Porto de Lisboa disponibilizou para nos acompanhar ontem na Regata. Esqueceram-se porém de reduzir a velocidade sempre que passavam pelas embarcações típicas do Tejo, pois apesar de serem rijas não aguentam ondas repentinas provocadas por lanchas, sobretudo do género destas!!!
Mas enfim, «não te rales, não te entales» e nem toda a gente teve a sorte de tirar a carta de marinheiro «como deve ser»...
É triste que a Marinha se apresente desta forma. A lancha está com muito mau aspecto, e pior, com ar de desmazelo. O "marinheiro" na popa da lancha com ar de descanso, quando ainda havia tanto para fazer, nomeadamente arrumar os cabos e recolher as defensas, que vão a roçar a água. Incompreensível também, não ter a bandeira nacional içada!
Pois é. Mais uma vez a "marinha" em grande "estilo". Para o evento em causa não serviria apenas um bote?...ao preço que está o combustivel.
Continuamos a remar!....
Se a lancha ia com certa velocidade era por razões superiores de urgência da missão que estava a desempenhar concerteza. A pintura da lancha deve-se a falta de meios que permitam este tipo de manutenção, é assunto a que os responsáveis são sensíveis.
Quanto a umas ondas de vez em quando, qual o Marinheiro que não gosta de ondas?
Abraço a todos e não sejam azedos com a nossa Marinha que muitas vezes faz milagres com os meios parcos que tem... Querem dizer mal de uma Marinha, digam da do Burundi...
Infelizmente, desde 1987, altura em que entrei para a Polícia Marítima (PM), fui sabendo deste tipo de comentários quanto a meios náuticos que todos de um modo geral sabem ser da marinha e alguns sabem estarem atribuídos às Capitanias. Digo infelizmente porque a realidade é tão diferente que nem é fácil explicar. As lanchas UAM, como é o caso, atribuídas às Capitanias e consequentemente aos Comandos da PM são guarnecidas, em termos de manobra, navegação e aspecto, por pessoal do Troço-do-Mar; estes sendo da marinha não são contudo da PM e, salvo excepções de alguns bons elementos a quem felicito e com quem tive o prazer de trabalhar, os restantes (a maioria)não se preocupam minimamente com a "imagem e o profissionalismo" de uma PM à qual não pertencem! A Sailor Girl e restante opinião pública nem imaginam as confusões e discussões internas que resultam de tal mistura! Só lamento que a imagem da POLÍCIA MARÍTIMA (a "NORTADA" é um meio da marinha atribuído à PM de Lisboa) continue a ficar manchada perante todos os que observam determinados procedimentos menos cuidados e até indignos de homens do mar. ESCLARECIMENTO - no Comando da PM de Lisboa as lanchas de fiscalização SEMI-RÍGIDAS são guarnecidas apenas por Agentes da PM; penso que a Sailor Girl não terá queixas quanto aos procedimentos destes meios (semi-rígidas) e se as tiver pode crer que se prenderão com as razões que encontram e bem, explicações no comentário do LMC. Bem Hajam e contem sempre com o melhor profissionalismo da PM que conta com profissionais que têm "cartas de marinheiro tiradas como deve ser" e para além de tudo servem com brio e profissionalismo a força policial a que pertencem e de cujas acções (dos meios atribuídos) menos próprias não são responsáveis.
e sim! é bem verdade! a foto denota o dito desmazelo quanto baste - com as defensas "abandonadas" e o "marinheiro" a dormir! E isso é uma batalha antiga e perdida! Havia eu de ter notas de 5 euros como quantas vezes recolhi eu - o agente da PM embarcado - as defensas e arrumei cabos mesmo que fossemos atracar "já ali"; e sempre o fiz com "intenção" de mostar como devia ser feito - e não pucas vezes, enquanto tal tarefa realizava (não são as funções da PM a bordo dos meios UAMs), vi o marinheiro já dentro do casario a sorrir irónico na companhia dos outros dois companheiros (dele), o do leme e o das máquinas.
A tal mistura a que me referia no cometário anterior, dá coisas feias destas e a péssima imagem exterior com que a Sailor Girl ficou de um meio da marinha atribuído ao serviço da PM mas guarnecido e governado por pessoal do Troço-do-Mar.
bem hajam
e é bem verdade - a foto denota desmazelo quanto baste, com as defensas "abandonadas" e o "marinheiro" já a "dormir"! è uma batalha antiga! Havia eu de ter notas de 5 Euros como quantas vezes eu - agente da Pm embarcado e sem que fossem essas as minhas funções - recolhi defensas e arrumei cabos com "intenção" de lhes mostrar que assim é que se faz a bordo de uma embarcação; e não poucas vezes, enquanto tais tarefas executava, vi o marinheiro já no interior do casario a trocar sorrisos irónicos com os companheiros (dele) o do leme e o das máquinas.
A tal mistura a que me referia no anterior comentário dá cenas destas e caso o agente da PM embarcado entenda não fazer tais tarefas, muitas vezes e salvo algumas excepcções, a "imagem do meio" transmite as sensações pouco dignas com que a Sailor Girl ficou!
É triste mas AINDA é a realidade da "imagem" das UAM´s.
Pode ser que um dia a PM tenha a seu cargo e cuidado não só as semí-rígidas como também as UAM´s.
Bem Hajam.
Post a Comment