Thursday, January 21, 2010

Rebocador PORTEL

No dia 17 de Janeiro surpreendemos o PORTEL atracado na Ponta da Rocha, o que nos sugere diversos comentários nostálgicos: a nomenclatura - nome de uma serra portuguesa - era a utilizada pelos navios-tanques em Portugal, desde o primitivo Instituto Português de Combustíveis, passando pela Sociedade Geral e pela Soponata - Sociedade Portuguesa de Navios Tanques, de tão saudosa memória. O PORTEL, e o seu irmão gémeo PENEDA foram efectivamente mandados construir "por conta e ordem" da Soponata, para usar um termo já antigo, especialmente para auxiliarem os navios da companhia em manobras de atracação no porto de Leixões. Entrou ao serviço em 1978 e era operado em regime de casco nu, pela Sociedade Copoperativa dos Catraeiros do Porto de Lisboa, enquanto o PENEDA era operado pela concorrente directa dos Catraeiros, a empresa Navegação Fluvial de Júlio da Cruz e Rui da Cruz nos mesmos moldes. Mais tarde foram ambos vendidos à empresa Rebosado, e transferidos de Lisboa para Setúbal. De vez em quando vêm a Lisboa, fretados à Svitzer.
Outra memória ligada a este rebocador reside no facto de ter sido construído em Cacilhas, no estaleiro Parry & Son, um nome importante da indústria naval portuguesa já desaparecido.
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