Wednesday, January 06, 2010

SCHULTZ XAVIER na Madeira











Construído em 1971 pelo Arsenal do Alfeite, o Navio-balizador NRP SCHULTZ XAVIER encontra-se mais uma vez baseado no Funchal em comissão de serviço em águas da Região Autónoma da Madeira, de certa forma substituindo os Patrulhas da classe CACINE que desde à década de 1970 vêm assegurando esta missão e cuja classe está já substancialmente reduzida as 10 unidades originais a apenas 3 navios no activo.
Assim o SCHULTZ XAVIER vem assegurando a presença da Marinha na Madeira como Patrulha. Trata-se de uma unidade de concepção e construção nacional, basicamente um rebocador de alto-mar, apetrechado com uma grua. Apresenta linhas arquitectónicas tipicamente portuguesas, sendo dos últimos exemplares de uma época em que a origem dos navios se manifestava pelo seu aspecto exterior.
A proa e a chaminé, por exemplo, são semelhantes às de outros navios de construção portuguesa dos anos 1950 e 1960, como o paquete PONTA DELGADA, por exemplo, denotando o espírito "Português Suave" da época. As janelas da ponte de comando em latão são uma preciosidade.
Fotografias tiradas no Funchal a 30 de Dezembro de 2009 por Luís Miguel Correia. Mais imagens e informações relativas a este navio aqui...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Anonymous said...

Com tantos milhões gastos pelo Estado em projectos (alguns discutíveis) não se compreende que deixem chegar a Marinha de Guerra a este estado. O legado histórico dos nossos antepassados e o respeito pela sua memória decerto mereceria mais dos nossos governantes.
É urgente virar esta página e criar uma consciência nacional da importância do mar para que os futuros decisores não hesitem quando fõr de cuidar da Marinha.
Isto, faz-se nas escolas, introduzindo nos curriculos uma linha de orientação de inspiração marítima.