Sunday, April 18, 2010

GRUA restaurada em Lisboa

Registamos com gosto o reaparecimento desta velha grua do Porto de Lisboa, ali mesmo ao lado do Museu da Electricidade num dos antigos pontões de descarga de carvão. Havia sido retirada há cerca de 2 anos e agora voltou ao local recuperada, enriquecendo o património do Tejo. Óxala não desperte a atenção de vandalos e selvagens, como se tem verificado com o farol de Cacilhas.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

O navio de saída é o paquete FUNCHAL, que largou de Lisboa para Gotemburgo depois das 16h00 de 17 de Abril de 2010. Regressa ao Tejo em Agosto.

Carlos Henriques said...

Excelente noticia, pensei que essa grua tinha sido enviada para o ferro velho, muitos campenatos de Remo tiveram a sua largada junto a esse monumento, os meus parabéns aos responsáveis pela sua restauração, afinal ainda se fazem coisas meritórias em PORTUGAL...

Carlos

CAP CRÉUS said...

Grande noticia, pois também pensava que era mais uma partida de quem manda.
Tenho de passar por lá.
E quanto aos vândalos, cheira-me que não vamos ter sorte.

Unknown said...

Infelizmente o pontão onde está essa grua está bastante danificado (como documenta a foto). Tal facto deve-se à construção da Expo pois vários batelões aguardavam ai "espaço" para poderem ir carregar areias (inertes) à Golada / Bugio.

Desse facto resultaram provavelmente os problemas nas costas da Caparica.

Ainda há coisa de 4 anos essa grua estava num estado deplorável em termos de conservação. Servia de baldo do lixo para garrafas de cerveja e caixas de isco vazia.

O próprio acesso à grua tinha sido vedado por falta de condições de segurança (como mostra da foto) as armaduras dos pilares estão expostos aos elementos.

Positivo o facto do Museu da Electricidade ter adoptado o(s) pontõe(s)(2) no seu acervo histórico.

A

Rui