Saturday, May 08, 2010

ESTALEIRO DA APL



Sempre me fascinou este pequeno estaleiro naval situado na Rocha do Conde de Óbidos e parte integrante do complexo portuário de Alcântara a Santos, resultante das obras iniciadas no final do século XIX pelo engenheiro francês Hersant, para construção do moderno Porto de Lisboa, e que nunca foram concluídas segundo o projecto original, pois a doca de Alcântara era para ser complementada com a de Santos, de dimensões semelhantes, que teria um molhe exterior projectado a partir do Terreiro do Paço fechando em frente da ponta da Rocha. 
O estaleiro è propriedade da APL e encontra-se concessionado à NAVALROCHA. 
O período mais interessante da história deste estaleiro decorreu entre as décadas de 1930 e 1970, quando além da reparação naval aí se construiam navios de guerra, comércio e pesca. Hoje a actividade é mais reduzida e limitada à reparação naval.
Fotografias tiradas na manhã de 7 de Maio de 2010. Destacam-se três pequenos navios estrangeiros em reparação: na doca 1, o navio de cruzeiros ISLAND SKY, chegado a 7 de Maio e com reparação programada até 25 deste mês. Na doca 2 está o navio-tanque sueco ONYX, que se encontra fretado à Sacor Marítima / Galp. No antigo cais das Carreiras, o navio-frigorífico SEA BUFALLO, que se encontra no Tejo desde 25 de Fevereiro.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment