Thursday, December 23, 2010

ARPÃO - Notícia da LUSA

Novos equipamentos vão permitir explorar áreas com "interesse estratégico para Portugal" 
2010-12-22, 17h17

Lisboa, 22 dez (Lusa)- O chefe do Estado-Maior da Armada afirmou hoje que os dois submarinos comprados à Alemanha vão permitir explorar áreas com "interesse estratégico", sublinhando que estes equipamentos asseguram as necessidades operacionais para os próximos 30 anos.
No discurso, enviado à agência Lusa, que fez na cerimónia de receção provisória do segundo submarino, o "Arpão", hoje em Kiel, ao início da tarde, o almirante Saldanha Lopes assinalou que Portugal tem "grandes interesses no mar que devem ser salvaguardados e que são cruciais para o desenvolvimento" do país.
"Ao explorarmos a nossa dimensão subaquática, estamos a melhorar decisivamente a nossa capacidade de aumentar a vigilância do nosso espaço, mantendo as nossas águas seguras", disse.
Segundo o CEMA, o "Arpão" representa "um marco" para a Armada Portuguesa.
"Com este submarino, equipado com tecnológica moderna, a nossa esquadra aproxima-se do seu nível de ambição", referiu, acrescentando que com este equipamento, a Armada "será mais forte no futuro próximo e estará melhor preparada para enfrentar os desafios do século XXI".
O CEMA acrescentou que os novos submarinos correspondem aos requisitos operacionais do seu ramo para os próximos 30 anos e que os novos sistemas tecnológicos representam "um enorme desafio para as tripulações e equipas de manutenção".
"O que vemos hoje aqui é o resultado de um trabalho árduo", afirmou, elogiando em seguida todos os intervenientes no processo de aquisição dos dois submarinos.
"Deixo um apelo para que esta excelente cooperação se mantenha e que o submarino esteja a caminho de Lisboa muito brevemente", concluiu.
ATF.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Fonte: Agência LUSA
Imagens / images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: