Monday, May 02, 2011

O mar e o Parlamento – Colombo e o seu ovo - por José Ribeiro e Castro

Cristóvão Colombo gostaria disto. Não só por ser homem do mar. Nem só por ter rasgado, pelo mar, novas rotas e horizontes. Mas pela semelhança deste ovo de Colombo com o “acaso” da sua descoberta da América: tropeçar assim em todo um continente – e nada mais, nada menos que no Novo Mundo – quando ia “apenas” a caminho do Oriente pelo Ocidente. 
Quando, no Natal passado, começámos a trabalhar a ideia de promover uma comissão parlamentar especializada para as Políticas do Mar, fizemo-lo na ideia de a Assembleia da República não continuar alheada da nova atitude acerca do mar, que já despertou e vai rasgando caminho. Na minha teoria dos quatro recursos estratégicos nacionais (pessoas, território, posição geográfica e língua), o mar é, pelo menos, metade de dois destes. 
Dias depois de arrancarmos, morria Ernâni Lopes, um dos construtores do moderno pensamento marítimo português. Este triste acontecimento mais me animou a trabalhar, em espírito de independência, abrangência e sociedade civil, para conseguir que essa inovação viesse a constituir a fecunda homenagem, prática e parlamentar, a essa nossa grande figura contemporânea. E, à medida que o grupo se alargou, trabalhando e aprofundando a ideia, mais se foi tornando claro que a comissão parlamentar não seria só uma resposta adequada a um velho problema político – mas que é “a” resposta. 
O problema mais crítico nas políticas públicas do mar tem sido o de as dotar de um vértice estável na superstrutura do Estado. Fosse ministério, ministro-coordenador, plataforma interministerial, ou outro arranjo orgânico, a verdade é que nunca se encontrou uma solução satisfatória. São frequentes as descontinuidades nas últimas décadas. E daí decorre a incapacidade de afirmar e estabilizar uma visão de conjunto continuada e, correspondentemente, harmonia, coesão, coerência, consistência e perseverança nas diferentes políticas relativas ao mar. 
Alguns defendem um Ministério do Mar, que já chegou a existir. Esta ideia foi revisitada recentemente, ou em exclusivo, ou num ministério “a meias”. Não quero, aqui, intrometer-me na questão, que competirá ao próximo primeiro-ministro. Quero tão-só chamar a atenção para que, independentemente dos méritos que possa, ou não, ter, o ministério não resolve “o problema”. 
O mar é um território, não é uma matéria. E, tal como para a terra, é impossível que um só ministério abarque a totalidade das políticas que aí se exercem ou projectam. Mesmo que um governo concentrasse num mesmo ministério as competências quanto a pescas, portos e transportes marítimos (o núcleo principal das experiências de Ministérios do Mar), isso não resolveria o problema da coerência global na condução das políticas do mar. A Marinha, por exemplo, nunca sairá da tutela do Ministério da Defesa Nacional; e há dezenas de outras incidências das actividades marítimas e, portanto, das políticas do mar que nunca deixarão de pertencer – e bem – aos respectivos departamentos governamentais materialmente competentes: a investigação e ciência, os desportos, a energia, o ambiente, o turismo, a animação e sensibilização escolar, o ensino especializado e superior, a formação profissional, o trabalho e o emprego, a cultura, os estrangeiros e fronteiras, as polícias, a indústria e o comércio, a integração europeia, etc. 
É aqui que se vê como a Assembleia da República pode ser a chave. Aliás, de uma forma particularmente económica, ágil e maleável, porque não envolve os custos da migração de estruturas da Administração Pública, nem teria a rigidez e o peso que lhes é inerente. 
A Comissão Parlamentar para as Políticas do Mar pode ser a sede política permanente da visão de conjunto e de uma contínua reflexão abrangente sobre o mar português, com quatro importantes vantagens adicionais: primeiro, teria grande visibilidade para a opinião pública; segundo, a própria dialéctica maioria/oposição ajudaria o governo a implementar o dinamismo e a coerência que se busca para as políticas públicas do mar; terceiro, daria músculo político à coordenação interministerial; e, quarto, asseguraria continuidade na estratégia nacional para o mar, para além da normal alternância democrática nas maiorias e no governo. 
Independentemente da orgânica governamental, onde a condução articulada também importa, aquela Comissão pode constituir o grande passo em frente: contributo decisivo à resolução de um longo problema e dificuldade clássica; enorme avanço na abordagem de um grande desafio estratégico e estrutural para o futuro de Portugal. 
Portugal é atravessado cada vez mais por uma mudança de percepção relativamente ao valor do mar. Estamos – e ainda bem – diante de um novo paradigma nas atitudes perante o mar. 
Somos ilhas e península. O mar impõe-se-nos como tema incontornável. Além das importantes vertentes tradicionais, cresce a consciência sobre os “novos usos do oceano” e sobre a sua relevância como espaço e eixo estratégicos. Percebemos cada vez mais o mar não apenas como questão de tradição, mas imperativo de modernidade; não apenas um traço essencial da nossa identidade, mas também nova e vasta oportunidade para o nosso futuro colectivo.
Mobilizar o Estado, ao seu mais alto nível, a partir do Parlamento, onde se representa toda a República e toda a cidadania, para este grande desígnio é o passo que faz falta. 
O mar não é apenas passado. O mar é sobretudo o futuro. 

José RIBEIRO E CASTRO  [artigo publicado no jornal PÚBLICO, em 30-abr-2011]

Imagem / image copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: