Friday, October 28, 2011

Cais da Fundição e paquete NIASSA

Vista panorâmica do cais da Fundição a partir de Santa Luzia, numa imagem do final da década de 1950.
Em destaque atracado ao cais privativo da Companhia Nacional de Navegação vê-se o paquete NIASSA (1955-1979), construído na Bélgica. O navio apresenta os mastros castanhos e o casario creme, à semelhança das cores adoptadas pela Sociedade Geral e que foram também aplicadas aos navios da Nacional após o Grupo CUF ter conseguido o controlo accionista da CNN por razões de economia. A imagem dos navios da CNN não beneficiou com estas cores e na década de sessenta introduziram-se diversas alterações, a primeira das quais consistiu em se voltar a pintar o casario dos navio de branco, passando os mastros a serem também brancos a partir de 1963. 
Atracado por vante do NIASSA pode ver-se um dos cargueiros da CNN construídos ao abrigo do Despacho 100, o ROVUMA ou o MOÇAMEDES. Por bombordo do NIASSA distinguem-se os mastros das fragatas do Tejo dentro da doca do Jardim do Tabaco, que foi assoreada recentemente, dando lugar ao novo cais de navios de cruzeiros, cuja estação marítima falta agora construir.
Fotografia enviada por Nuno Bartolomeu. Autor desconhecido. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment