Wednesday, October 19, 2011

A QUESTÃO DO ATLÂNTIDA


O secretário de Estado da Defesa, Braga Lino, diz que o transporte entre ilhas vai custar 21 milhões em três anos. Um “prejuízo para os contribuintes”.
O secretário de Estado da Defesa, Paulo Braga Lino, diz que os Açores estão a "delapidar recursos públicos" e a "prestar um pior serviço aos utentes" com a recusa em adquirir o navio Atlântida acabado de construir nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 2009 e destinado ao transporte de passageiros entre ilhas. Há dois anos que a embarcação, considerada "luxuosa" pelo actual Governo e que custou 46,5 milhões de euros, está sem destinatário final após a recusa do Governo Regional dos Açores em fechar o contrato, alegando a entrega fora de prazo e uma velocidade abaixo do contratado."Tanto quanto sabemos, os navios que estão a fazer este serviço neste momento nos Açores, têm contrato para três anos no valor total de 21 milhões de euros", lamenta Braga Lino. "Estamos a falar de um navio com um valor de 46,5 milhões e estão a pagar 21 milhões de euros pelo serviço. Independente disso, um euro que fosse seria muito dinheiro, porque estão a delapidar recursos públicos, a prestar um pior serviço aos utentes, o que se em qualquer momento seria grave nas circunstâncias em que o País vive é muitíssimo grave mesmo", acrescenta. 
Segundo o governante, a questão central do prejuízo provocado pela não aquisição do Atlântida "é a dos utentes". "Naturalmente que o prejuízo dos contribuintes também, mas em particular o dos contribuintes dos Açores", refere Braga Lino. Um navio para o qual o secretário de Estado diz haver já "três potenciais interessados ou candidatos, sendo que um deles já o visitou há dias", embora mantenha férrea a vontade de não revelar nada enquanto a Empordef, empresa responsável, não tiver uma carteira de encomendas concreta. 

Texto de Miguel Costa Nunes publicado aqui. Imagem de Luís Miguel Correia
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment