Tuesday, June 19, 2012

Indústria Naval e Desmaritimização

Este fim de semana o aspecto do centenário estaleiro naval do Porto de Lisboa era este: vazio de gente e de navios.
As Docas 1, 2 3 e 4 vazias. No antigamente chamado "cais das carreiras"- o cais de aprestamento do tempo em que havia carreiras de construção onde se construíam cascos que eram lançados ao Tejo e acabados neste cais - notava-se a presença de uma draga belga PANTAGRUEL, e era tudo.
Num escrito brilhante o Grande Senhor da indústria naval em Portugal no século XX, José Manuel de Mello explicou a razão do insucesso da LISNAVE depois de tantos sucessos num sector vital para a remaritimização de Portugal: falta de competitividade face ao aparecimento de estaleiros de qualidade mais baratos e flexíveis que os nossos, em Malta, na Turquia, etc...
Como resolver este problema? Deixar morrer infraestruturas excelentes como o estaleiro da Margueira? E não há clister do Mar que nos valha, não...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

Anonymous said...

O que está a dar são os Portos... Não a Marinha mercante... Essa é para esquecer...

José Leite said...

Caro Luis Miguel Correia

Porque não aproveitar estas infraestruturas para construção de grandes iates de luxo a partir de 35 metros como fazem os turcos (Proteksan ...) holandeses (Amels, Feadship, Oceanco ...) , alemães (Blohm & Voss, Lurssen...).

Será que algum destes colossos estrangeiros conhece estas instalações abandonadas?

Não existe ninguem em Portugal que queira investir nesse mercado de biliões de euros, em que cada iate desses custa entre 40 e 150 milhões de euros?

Ou será que ainda se pensa como a seguir a 25-04-1974 que iate é sinónimo de .... e de ...???

Os outros países não se importam e esse mercado vai florescendo com cada vez mais clientes russos, árabes, chineses, americanos ... nesse mercado não existe crise.

A Feadship construtor melhor e mais caro do mundo neste sector, tem encomendas firmes para os próximos três anos só para dar um exemplo.

Basta saber se temos tecnologia e saber para «embarcarmos» numa aventura dessas ... isso é outra conversa.

Cumprimentos

José Leite

Cumprimentos