Thursday, September 20, 2012

MAR DE INCERTEZAS

O apregoado "REGRESSO AO MAR" das palavras oficiais contrasta com a crise dos transportes marítimos ligados a Portugal.
O paquete FUNCHAL está parado em Lisboa há dois anos e está-se a degradar. A companhia Classic International Cruises, que há muito tempo vem revelando fragilidades tem neste momento apenas um dos cinco navios da sua frota ainda a operar.
A NAVEIRO tem a frota de 12 navios totalmente imobilizada, com diversos navios detidos por autoridades de "Port State Control", outros arrestados e outros imobilizados. 
As empresas de linhas regulares com carreiras para as Ilhas têm vindo também a fazer face à crise, com a consolidação de serviços e uma maior colaboração entre os diversos operadores nas linhas da Madeira e Açores. A frota sofreu já alguma redução e parece que as coisas não ficam por aqui.
A situação actual faz-me recordar a tragédia que foi em 1985 a liquidação das companhias estatais CNN e CTM, mas apesar de tudo na altura o Estado criou duas novas empresas. Agora não há nada, ninguém quer saber apesar de um dos grandes desígnios nacionais ser o REGRESSO AO MAR.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: