O apregoado "REGRESSO AO MAR" das palavras oficiais contrasta com a crise dos transportes marítimos ligados a Portugal.
O paquete FUNCHAL está parado em Lisboa há dois anos e está-se a degradar. A companhia Classic International Cruises, que há muito tempo vem revelando fragilidades tem neste momento apenas um dos cinco navios da sua frota ainda a operar.
A NAVEIRO tem a frota de 12 navios totalmente imobilizada, com diversos navios detidos por autoridades de "Port State Control", outros arrestados e outros imobilizados.
As empresas de linhas regulares com carreiras para as Ilhas têm vindo também a fazer face à crise, com a consolidação de serviços e uma maior colaboração entre os diversos operadores nas linhas da Madeira e Açores. A frota sofreu já alguma redução e parece que as coisas não ficam por aqui.
A situação actual faz-me recordar a tragédia que foi em 1985 a liquidação das companhias estatais CNN e CTM, mas apesar de tudo na altura o Estado criou duas novas empresas. Agora não há nada, ninguém quer saber apesar de um dos grandes desígnios nacionais ser o REGRESSO AO MAR.
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