Monday, February 04, 2013

Remodelação do vapor GUINÉ

Página relativa a reportagem sobre remodelação do paquete GUINÉ (II), da Companhia Colonial de Navegação, publicada na edição nº 30 da Revista de Marinha, de Outubro de 1938.
Este vapor de passageiros e carga GUINÉ é o segundo do mesmo nome a integrar a frota da CCN, tendo substituído o GUINÉ original (ex-LA PLATA), naufragado em Bolama em 1930 e de imediato substtído pelo vapor SAN MIGUEL, da Empresa Insulana de Navegação, que o havia mandado construir em Inglaterra em 1905 e entretanto acabava de ser susbtitído em Abril de 1930 pelo CARVALHO ARAÚJO, construído em Trieste. 
O SAN MIGUEL passou a fazer a carreira de Cabo Verde e Guiné como segundo GUINÉ da Colonial (pois a Nacional também teve um paquete GUINÉ, ex-AÇOR, igualmente comprado à Insulana), e navegou até ao final da década de 1940, tendo durante a guerra de 1939 a 1945 efectuado diversas viagens aos Estados Unidos. Em 1946 e 1947 voltou a fazer a carreira da Madeira e Açores, fretado à Insulana em substituição do LIMA, quando da grande reparação e remodelação a que ete navio foi sugeito então.
Depois de ter remodelado os interiores dos paquetes JOÃO BELO e MOUZINHO, em 1938 a CCN promoveu diversas melhorias nos alojamentos do GUINÉ, como refere a Revista de Marinha... A decoração do navio esteve a cargo da Casa Barbosa & Costa, de Lisboa.
A REVISTA DE MARINHA era então uma nova publicação dedicada aos assuntos do mar e dos navios, dirigiga desde a sua fundação em Janeiro de 1937 por Maurício de Oliveira e propriedade da casa editora de António Maria Pereira. Posteriormente a revista seria adquirida pela Editora Marítimo Colonial, empresa constituída por Maurício de Oliveira e Bernardino Corrêa, ao mesmo tempo que o primeiro director da RM se tornava responsável pela publicidade e relações públicas da Companhia Colonial, cargo que manteve até falecer em 1972.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment