Monday, June 24, 2013

SERPA PINTO e Frank Braynard


A minha viagem pelo mundo dos navios e do mar começou há mais anos que poderá parecer e tem sido uma viagem de sonho sem final à vista, nem pressa de chegar. Este meu mundo foi-se povoando de navios, imagens, vivências e muitos Amigos espalhados por todas as rotas possíveis e imaginárias. Um desses Amigos excepcionais foi o Frank O. Braynard, um americano de Nova Iorque, grande amigo de Portugal e inspiração para mim e muitos outros entusiastas. Frank Braynard foi um grande jornalista, autor de livros e impulsionador de uma das maiores colecções dedicadas aos navios, que saboreei por diversas vezes na sua casa de Long Island onde sempre me recebeu tão bem. Em vez de fotografar os seus navios preferidos, Frank Braynard pegava num papel e numa caneta e desenhava os navios, dando novas vidas a memórias antigas ou recentes. Num instante o navio estava feito. Em 1986 pedi ao Frank se fazia uma ilustração para a edição comemorativa da REVISTA DE MARINHA de Janeiro de 1987, que então estava a organizar com o Cte. Gabriel Lobo Fialho. Na volta do correio chegou esta criação artística do SERPA PINTO, que o Frank conheceu em Nova Iorque como EBRO nos anos 20 e 30 do século passado. Trata-se de uma imagem do navio feita a partir de uma fotografia de Julho de 1952 quando o paquete SERPA PINTO efectuou o seu famosos cruzeiro ao Báltico por ocasião dos jogos olímpicos de Helsínquia. O original foi página central dessa edição dos 50 anos da RM e depois foi utilizada no livro FIFTY FAMOUS LINERS, creio que o primeiro volume, e numa edição de postais... Tenho saudades deste Amigo tão especial.
Curiosamente, o negativo original desta fotografia, em vidro, formato 13 x 18 cm, que pertenceu à Companhia Colonial de Navegação e à CTM até 1985, hoje integra a colecção LMC. Foram-se os navios e os armadores, mas ficam as memórias, que tenho sempre procurado preservar e divulgar com dedicação.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Post a Comment