Friday, August 09, 2013

Ainda não há fumo a sair da chaminé amarela

Ainda não saiu fumo desta chaminé, com o tempo a começar a ficar curto para se concretizar a chegada do FUNCHAL a Gotemburgo a tempo para o primeiro dos três cruzeiros suecos.
Uma vez que no passado dia 25 de Julho o cruzeiro inaugural de Lisboa a Gotemburgo (6 a 15 de Agosto) foi cancelado por razões técnicas e económicas, quando sair de Lisboa o navio vai directamente para Gotemburgo, sem passageiros, em viagem posicional, à semelhança do que acontecia nos tempos da CTM e da Classic International Cruises. Em termos operacionais esta é também a solução mais económica, poupando-se dias de navegação e despesas portuárias acrescidas.
 Libertaram-se assim mais uns dias para acabar os trabalhos de reparação e reconversão do FUNCHAL, mas se até ao dia 11 de Agosto não se verificar a largada do navio, o primeiro cruzeiro sueco fica comprometido.
O volume enorme dos trabalhos efectuados num período de tempo curto e o alargamento de intervenções técnicas em quantidade superior ao que estava previsto no planeamento inicial estão a causar as dificuldades actuais. Nada de anormal numa reparação deste tipo, em que há sempre imprevistos, mas o resultado do atraso será tanto mais inconveniente para o navio e o armador quanto toda a gente segue com interesse o desejado arranque da Portuscale Cruises, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Em 1988 quando da modernização do VASCO DA GAMA, aconteceu o mesmo, com o navio a ter de cancelar a primeira série de cruzeiros para o operador alemão Neckermann programados para terem início em Setembro desse ano. O VASCO DA GAMA só saiu do estaleiro Nafsi no final de Novembro largando de Bremerhaven em Dezembro de 1988 no cruzeiro de fim de ano a Lisboa e ao Funchal. Com tão pouca sorte que foi o mais tempestuosos fim de ano madeirense das últimas décadas, à semelhança do de 1968, pelo que o VASCO DA GAMA passou o dia 31 de Dezembro de 1988 a navegar na costa norte da Madeira e só durante a noite se aventurou a pairar na baía do Funchal para observação do fogo de artifício. O armador de então ficou vacinado com o fim de ano madeirense e passaram muitos anos até os seus navios voltarem à Madeira no dia 31 de Dezembro.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: