
Esteve no Tejo pela primeira vez a 25 de Março de 1958, com 375 passageiros em trânsito, tendo desembarcado 6 passageiros para Lisboa e embarcado aqui 250 passageiros de 2.ª classe e emigrantes para a América do Sul. Em Lisboa houve visitas a bordo, das entidades oficiais e de um grupo de jornalistas.
Acabado de construir no estaleiro Ansaldo em Génova, o FEDERICO C vinha reforçar a frota de navios de passageiros da companhia Costa, que desde 1948 fazia a linha da América do Sul com os paquetes ANNA C e ANDREA C.
Ao contrário destes navios, o FEDERICO C era uma unidade nova, construída de raiz para a Costa, companhia que serviu muito bem durante 25 anos.

O FEDERICO C era um dos navios que gostava especialmente de fotografar nas suas passagens pelo Tejo. Uma dessas fotografias serviu de capa à edição de Fevereiro de 1983 da Revista de Marinha. Era agente da Companhia Costa em Lisboa a firma Orey Antunes, com escritório de venda de passagens no Cais do Sodré, em cuja sala de atendimento havia um modelo do FEDERICO C.

No comments:
Post a Comment