Sunday, March 24, 2019

FEDERICO C no Tejo há 60 anos

Há exactamente 60 anos, o paquete italiano FEDERICO C fazia a sua viagem inaugural, tendo largado de Génova a 22 de Março de 1958 com destino ao Rio de Janeiro, Santos, Montevideo e Buenos Aires, com escalas em Barcelona e Lisboa.
Esteve no Tejo pela primeira vez a 25 de Março de 1958, com 375 passageiros em trânsito, tendo desembarcado 6 passageiros para Lisboa e embarcado aqui 250 passageiros de 2.ª classe e emigrantes para a América do Sul. Em Lisboa houve visitas a bordo, das entidades oficiais e de um grupo de jornalistas.
Acabado de construir no estaleiro Ansaldo em Génova, o FEDERICO C vinha reforçar a frota de navios de passageiros da companhia Costa, que desde 1948 fazia a linha da América do Sul com os paquetes ANNA C e ANDREA C.
Ao contrário destes navios, o FEDERICO C era uma unidade nova, construída de raiz para a Costa, companhia que serviu muito bem durante 25 anos.


O FEDERICO C era um dos navios que gostava especialmente de fotografar nas suas passagens pelo Tejo. Uma dessas fotografias serviu de capa à edição de Fevereiro de 1983 da Revista de Marinha. Era agente da Companhia Costa em Lisboa a firma Orey Antunes, com escritório de venda de passagens no Cais do Sodré, em cuja sala de atendimento havia um modelo do FEDERICO C.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: