Quando comecei a fotografar a navegação no porto de Lisboa, a partir de 1970, os estaleiros navais da Lisnave, tanto a Margueira como a Rocha, encontravam-se em plena pujança, contribuindo de forma determinante para a quantidade e diversidade de navios que demandavam o Tejo.
Talvez por achar que nada iria mudar para pior no que toca à reparação naval em Lisboa, não fotografei essa atividade tanto como gostaria, embora o tenha feito, como prova esta imagem de dois petroleiros da URSS em reparação na Margueira na década de 1980.
Não me conformo com o vazio que o encerramento do estaleiro deixou e com o vandalismo absurdo com que tanta coisa tem sido destruída no antigo estaleiro. Portugal andou séculos literalmente a sonhar com a concretização do grande estaleiro naval do Tejo, e depois, foi o que sabemos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
.png)
No comments:
Post a Comment