Depois de durante 100 anos ter assegurado a carreira dos Açores e Madeira com navios de passageiros e carga, em 1971 a Empresa Insulana de Navegação passou a fazer também o transporte regular de carga geral para África, para o que se procedeu a um aumento significativo da frota.
Entre 1971 e 1973 a Insulana comprou 16 navios de carga, o último dos quais, adquirido em Abril de 1973, foi o H.CAPELO.
Comprado à Holland America Line, o H. CAPELO foi construído em Roterdão com o nome MOERDYK em 1965. Com 12.500 tdw. e 166,37 m comprimento ff, este navio seria o último cargueiro convencional a integrar a frota da Holland America, destinando-se à carreira Norte da Europa - EUA - Canadá (Pacifico). Em Junho de 1973, depois de uma reparação em Hamburgo, o H. CAPELO passou a fazer a linha Norte da Europa - África Oriental.
Em Fevereiro de 1974 a Insulana e a Colonial deram lugar à CTM - Companhia de Transportes Marítimos, e o H. CAPELO foi um dos melhores cargueiros desta empresa. Fez sempre a carreira de África até 1985, quando o Governo de então fechou a CTM e procedeu à venda da frota. O H. CAPELO ainda foi fretado à PORTLINE para uma viagem a Angola antes de ser vendido, em Dezembro de 1985 à companhia Uniship (Hellas). Entregue em Lisboa em 30-01-1986, foi registado em Malta com o nome AVEIRO, e seguiu para o Extremo Oriente, onde foi vendido para sucata e desmantelado em Nantong, R. P. China, em Agosto de 1986.
Texto e fotografia copyright Luís Miguel Correia - 2006
Comprado à Holland America Line, o H. CAPELO foi construído em Roterdão com o nome MOERDYK em 1965. Com 12.500 tdw. e 166,37 m comprimento ff, este navio seria o último cargueiro convencional a integrar a frota da Holland America, destinando-se à carreira Norte da Europa - EUA - Canadá (Pacifico). Em Junho de 1973, depois de uma reparação em Hamburgo, o H. CAPELO passou a fazer a linha Norte da Europa - África Oriental.
Em Fevereiro de 1974 a Insulana e a Colonial deram lugar à CTM - Companhia de Transportes Marítimos, e o H. CAPELO foi um dos melhores cargueiros desta empresa. Fez sempre a carreira de África até 1985, quando o Governo de então fechou a CTM e procedeu à venda da frota. O H. CAPELO ainda foi fretado à PORTLINE para uma viagem a Angola antes de ser vendido, em Dezembro de 1985 à companhia Uniship (Hellas). Entregue em Lisboa em 30-01-1986, foi registado em Malta com o nome AVEIRO, e seguiu para o Extremo Oriente, onde foi vendido para sucata e desmantelado em Nantong, R. P. China, em Agosto de 1986.
Texto e fotografia copyright Luís Miguel Correia - 2006
No comments:
Post a Comment