Sunday, August 27, 2006

FUNCHAL e LEIRIA em Lisboa


Domingo, 27 de Agosto de 2006. Dia de festa para os entusiastas de navios portugueses em Lisboa. O navio de cruzeiros português FUNCHAL regressa a Lisboa para uma série de cruzeiros de verão em exclusivo para o mercado nacional.
O FUNCHAL que nos últimos dois anos operou em mercados internacionais, passando pelo Tejo apenas em Abril de 2005 e 2006 no regresso das suas viagens à Austrália, tem chegada prevista para as 16h00, e atraca à estação marítima de Alcântara. Larga pelas 20h00 e segue para o Mediterrâneo, num cruzeiro "Dolce Vita" de 12 dias.
Um outro navio raramente observado em Lisboa é o cargueiro "short sea" LEIRIA, da Naveiro, que vem também a Lisboa, descarregar cereais. Chega às 15h00 e vai atracar ao cais do Beato, junto aos silos.
O LEIRIA foi construído propositadamente para a Naveiro pelos Estaleiros Navais do Mondego (casco subcontratado na Roménia) e é gémeo do BRAGA.
Fotos: o FUNCHAL entrando em Lisboa em Abril último, no final da sua viagem posicional da Austrália para Inglaterra, com escala em Mormugão, e o LAMEGO, um dos cargueiros da Naveiro, que fotografei recentemente em Livorno.
Texto e fotos de Luís Miguel Correia - 2006

No comments: