Friday, December 22, 2006

Vista de Santa Apolónia

Two views of the Santa Apolónia container terminal in Lisbon with the container ship MONTE BRASIL loading her cargo for the Azores, and the MUTUALISTA AÇOREANA ship HYDRA J about to berth. Photographs taken by Luís Miguel Correia on 21st December 2006.

Depois de ter estado centrado no cais de Santos durante um século, (onde carregavam os navios da Empresa Insulana, CTM e Mutualista Açoreana), o terminal de carga do porto de Lisboa vocacionado para as Ilhas Adjacentes foi transferido para Santa Apolónia há poucos anos, onde é óbvia a localização mais adequada e o espaço mais desafogado, como se vê nestas fotografias, obtidas a 21 de Dezembro, vendo-se, na primeira, o terminal da TRANSINSULAR, com o porta-contentores MONTE BRASIL atracado; na segunda, o mesmo navio da TRANSINSULAR, com o HYDRA J, da MUTUALISTA AÇOREANA em manobra de atracação.

6 comments:

Anonymous said...

Caro amigo Luis Miguel Correia:
Parabéns pelo seu magnífico e extraordinário blog.
Faz parte da minha rotina diária vir visitá-lo. É obrigatório.
Estou a começar um blogzito sobre a pesca do bacalhau, mas não sei a razão, ainda não aparece no motor de busca do Google.
Para lá entrar tem de escrever no endereço: "http://noseomar.blogspot.com" ou entrar atravez do "blogdobarco" (Blue MoonI)
Um Bom Natal e melhor Ano Novo.
Não se esqueça de me guardar o último livro que está a escrever.
Um abraço amigo
João David

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Muito interessante este seu novo blog. Vou fazer uma ligação directa aqui (deve ser o termo português mais adequado para "link"?).
Também me interesso pela pesca e em particular pelo bacalhau embora a prioridade seja a Marinha de Comércio... Mas tenho algumas coisas sobre a Pesca publicadas, nomeadamente uma história da Parceria Geral de Pescarias e um livro (mini) sobre o CREOULA...

LUIS MIGUEL CORREIA

Anonymous said...

quando conseguir editar o meu livro sobre uma viagem no Creoula que está escrito há mais de um ano convido-vos para a apresentação... já esteve mais longe! mas não é de fotos, é mesmo de ler, só tem umas fotozinhas das quais muitas nem são minhas para refrescar!!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Fico a aguardar com muito interesse o livro. Tenho 13 livros meus publicados incluíndo um sobre a história do CREOULA, esgotado há anos... E estou a fazer mais...

LMC

Anonymous said...

seus só conheço o dos Cacilheiros... que tenho!
escreveu um sobre a entrada em Lisboa não é? não sei se já vi..
havia um engraçado mas aí dos anos 60 ou 70, escrito por um piloto da barra do porto de Lisboa mas não me lembro do nome do autor, deve conhecer com certeza

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Garina do Mar,
O livro CACILHEIROS foi o terceiro, publicado em 1996. Está quase esgotado. No mesmo formato, segiu-se-lhe "CAIS E NAVIOS DE LISBOA". A loja do MUSEU de MARINHA, ali a Belém tem normalmente em stock os meus livros ainda disponíveis, isto é 9 títulos, incluindo o mais recente "n/m LOBO MARINHO de 2003", que é o primeiro da colecção NAVIOS PORTUGUESES e segue um formato semelhante aos da série LINER BOOKS. No Museu vendem também os postais de navios que tenho vindo a editar ao longo dos anos. Na Av. 24 de Julho, junto ao Cais do Sodré, a Casa Garraio tem também os meus livros e postais...
LMC