Tuesday, January 16, 2007

PROIBIÇÕES





A vida moderna é cheia de proibições, obrigações e outras tantas suposições de salvaguarda e controlo de iniciativas e entusiásmos populares. Há ainda uma vocação reguladora crescente cuja finalidade é obviamente a felicidade dos povos.


Assim, talvez para evitar que os Pilotos caiam à água, como sugere a fotografia da lancha TORRE DE BELÉM, os PILOTOS têm acesso interdito ao rio, como se depreende da placa colocada pela APL junto à ponte-cais dos pilotos da doca do Bom Sucesso. E certamente para evitar males maiores, proteger os peixinhos, e devolver ao rio o seu antigo cheiro dos tempos em que não havia tratamento de efluentes em Lisboa, também é proíbido pescar e tomar banho. Esta última postura desperta no entretanto a minha discordância, pois aceito abdicar da pesca, mas recuso-me terminantemente a não tomar banho.
Testemunho escrito e imagens de L. M. C. - 2007

4 comments:

garina do mar said...

da primeira vez que "arrumei" o meu barco na doca de Pedrouços, como estava habituada aos fingers da doca de Santo Amaro recueei mais do que podia e fui parar dentro de água!!! não estava má, um bocadinho suja talvez... o que me levou a não prolongar o "banho"! mas será que ainda vou ser multada por causa disso?

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Garina,

Talvez só com uma denúncia, ehehehe...
Acho que a medida visa essencialmente proteger a TRANSTEJO, para que esta S.A. pública não perca mais passageiros, pois se a moda da travessia do Tejo a nado pega, lá se vão os simpáticos Cacilheiros

LMC

Raquel Sabino Pereira said...

Deixe estar... Atira-se à água e diz que o empurraram e pronto!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sailor Girl,

Óptima ideia. Você inspira-me...

LMC