Friday, February 16, 2007

GORDON ELLIS E A COLONIAL

Coleccionar postais de navios é uma forma de cultivar o gosto pelos navios que venho seguindo desde os meus quatro anos. Das companhias de navegação portuguesas era a Companhia Colonial quem editava os postais mais bonitos, para isso muito contribuindo os quadros dos navios pintados por Gordon Ellis e reproduzidos em postais.
Era sempre um gosto entrar no escritório da CCN na rua de São Julião e pedir postais no balcão. Vinha sempre a colecção completa, dentro de um envelope com a bandeirinha da companhia no verso.
Gordon Ellis era um jovem artista escocês que trabalhava no estaleiro John Brown quando a CCN ali construiu os gémeos PÁTRIA e IMPÉRIO, proporcionando-se a encomenda de quadros alisivos aos navios da nova frota então en construção: os paquetes atrás referidos, os cargueiros BENGUELA, GANDA, AMBOIM e LUANDA e os cargueiros costeiros CHAIMITE, NAMPULA e SENA.
Seguiram-se os paquetes VERA CRUZ, de que foram feitos dois postais diferentes a partir de originais de Gordon Ellis, SANTA MARIA e UIGE. O artista pintou igualmente os navios LOBITO e INFANTE DOM HENRIQUE, mas não se fizeram postais destes originais.
Para além dos navios da CCN, Gordon Ellis pintou igualmente o navio-hospital GIL EANNES de 1955.
Hoje estes navios fazem parte do nosso imaginário, só o GIL EANNES exista ainda, preservado em Viana do Castelo.
Quando a CTM fechou em 1985 tive oportunidade de comprar 50.000 exemplares de postais dos navios da Colonial, que nunca tinham chegado a ser distribuidos a bordo aos passageiros. Ainda tenho muitos disponíveis conforme lista no blogue dos POSTAIS DE NAVIOS.


6 comments:

Raquel Sabino Pereira said...

Lindo... Lindo... LINDO...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sailor Girl,
Tão interessante como os próprios postais, são as recordações boas que estas imagens me trazem sempre. Conheci todos estes navios, dos quais gostava muito...

LMC

PauloMestre said...

Que belas pinturas.
O senhor Gordon Ellis produziu uns trabalhos magnificos, reproduziu os navios em toda a sua beleza, transmitindo um sentido de grande poder aos navios e dramatismo ao cenário envolvente.

Já agora, onde estão os originais?

É pena não ter feito quadros para as outras companhias Portuguesas.

Paulo Mestre

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Paulo,
Os originais estão no Museu de Marinha, em Lisboa...

nelson said...

gostava muito de começar a colecionar postais antigos portugueses, incluindo os feitos por esse excelente artista que me faziam admirar e ainda faz todo o esplendor desses grandes navios que tanta história contam.
elso

nelson said...

Gostava muito de começar a colecionar postais antigos portugueses,incluindo os feitos por esseexcelente artista que me faziam admirar e ainda ,todo o esplendor desses navios que tanta história contam.
Elso