Friday, March 16, 2007

VIANA A TODA A FORÇA AVANTE


Fundado em 1944, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo são actualmente o maior estaleiro português vocacionado principalmente para a construção de navios. E navios é de facto o que se faz melhor em Viana, com mais de 200 unidades já construídas e uma carteira de encomendas completa e muito variada para os próximos anos, com patrulhas oceanicos destinados à Marinha de Guerra Portuguesa, Navios de Passageiros para os Açores, Porta-Contentores para Portugal e Alemanha, etc...



Fotos: Construção 210 - n/m CORVO; Painel com a carteira de encomendas em vigor e vista do estaleiro, ontem 15 de Março, com a construção 233 - porta-contentores reforçado para cargas pesadas INDUSTRIAL DREAM - a ultimar o aprestamento e a construção 238 - patrulha oceanico P360 VIANA DO CASTELO, a entregar em 2008.



Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia

5 comments:

Rafael Silva said...

Ainda bém, para que não se perca a tradição. Coisa que é tão dificil manter em Portugal

LUIS MIGUEL CORREIA said...

O problema é que o estaleiro tem perdido dinheiro em praticamente todas as últimas construções...

Rafael Silva said...

Porque?

Luis Daniel Vale said...

O problema dos prejuízos com as novas construções dos ENVC passa pelo facto de, para ganhar nicho de mercado e concorrer com os estaleiros asiáticos, ter que construir navios altamente especializados e muitas vezes protótipos (os Carmel para Israel, Os navios químicos classe gelo para a Finlândia, o Lobo Marinho, navios químicos para França, os "Patrulhões"...). Tirando a série de Heavy Lifters para o armador Alemão Jungerhams, raramente o ENVC constrói uma série grande de navios gémeos que permitam optimizar os processos de construção e diluir os investimentos em estudos e projectos...

Claro que há mais razões, entre as quais a rotação alucinante de Conselhos de Administração ao ritmo das não menos alucinantes nomeações políticas...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

É isso mesmo, Malheiro do Vale,
Foi com a mesma receita administrativa que se deu cabo da CTM e CNN...
O estaleiro de Viana é fundamental para a estabilidade social da zona, não acredito que alguém se atreva a fechar o estaleiro, mas há que ultrapassar as limitações actuais.