Antigo paquete português SERPA PINTO fotografado pela U.S. Coast Guard a 24 de Junho de 1942 nos Estados Unidos.
Construído em 1915 para a Royal Mail Steam Packet Company com o nome EBRO, o navio destinou-se à carreira Inglaterra - Antilhas, mas serviu como cruzador auxiliar e transporte na Primeira Guerra Mundial.
De 1920 a 1930 fez a ligação Nova Iorque - Valparaíso, com o seu irmão gémeo ESSEQUIBO. Vendido em 1935 para a Jugoslávia passou a fazer cruzeiros no Mediterrâneo com o nome PRINCESA OLGA.
Em 1939 a guerra veio interromper esta actividade e possibilitou a sua aquisição em 1940 pela Companhia Colonial de Navegação. A primeira entrada do SERPA PINTO no Tejo foi relatada em directo pela emissora Nacional, como se de um jogo de futebol se tratasse.
Durante a Segunda Guerra o SERPA PINTO fez inúmeras viagens transatlânticas aos EUA e ao Brasil, para além de duas viagens a Moçambique, passando depois a assegurar a carreira do Brasil onde ficou conhecido como o "Navio da Amizade". Em 1953 este paquete inaugurou a carreira da Venezuela, sendo substituído depois pelo novo SANTA MARIA e vendido para sucata em 1955.
Text copyright L.M.Correia, image drom the LMC collection. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia
Construído em 1915 para a Royal Mail Steam Packet Company com o nome EBRO, o navio destinou-se à carreira Inglaterra - Antilhas, mas serviu como cruzador auxiliar e transporte na Primeira Guerra Mundial.
De 1920 a 1930 fez a ligação Nova Iorque - Valparaíso, com o seu irmão gémeo ESSEQUIBO. Vendido em 1935 para a Jugoslávia passou a fazer cruzeiros no Mediterrâneo com o nome PRINCESA OLGA.
Em 1939 a guerra veio interromper esta actividade e possibilitou a sua aquisição em 1940 pela Companhia Colonial de Navegação. A primeira entrada do SERPA PINTO no Tejo foi relatada em directo pela emissora Nacional, como se de um jogo de futebol se tratasse.
Durante a Segunda Guerra o SERPA PINTO fez inúmeras viagens transatlânticas aos EUA e ao Brasil, para além de duas viagens a Moçambique, passando depois a assegurar a carreira do Brasil onde ficou conhecido como o "Navio da Amizade". Em 1953 este paquete inaugurou a carreira da Venezuela, sendo substituído depois pelo novo SANTA MARIA e vendido para sucata em 1955.
1 comment:
Vim para o Brasil, em 27 de março de 1947, com o Serpa Pinto
Post a Comment