
Construído em 1915 para a Royal Mail Steam Packet Company com o nome EBRO, o navio destinou-se à carreira Inglaterra - Antilhas, mas serviu como cruzador auxiliar e transporte na Primeira Guerra Mundial.
De 1920 a 1930 fez a ligação Nova Iorque - Valparaíso, com o seu irmão gémeo ESSEQUIBO. Vendido em 1935 para a Jugoslávia passou a fazer cruzeiros no Mediterrâneo com o nome PRINCESA OLGA.
Em 1939 a guerra veio interromper esta actividade e possibilitou a sua aquisição em 1940 pela Companhia Colonial de Navegação. A primeira entrada do SERPA PINTO no Tejo foi relatada em directo pela emissora Nacional, como se de um jogo de futebol se tratasse.
Durante a Segunda Guerra o SERPA PINTO fez inúmeras viagens transatlânticas aos EUA e ao Brasil, para além de duas viagens a Moçambique, passando depois a assegurar a carreira do Brasil onde ficou conhecido como o "Navio da Amizade". Em 1953 este paquete inaugurou a carreira da Venezuela, sendo substituído depois pelo novo SANTA MARIA e vendido para sucata em 1955.
1 comment:
Vim para o Brasil, em 27 de março de 1947, com o Serpa Pinto
Post a Comment