Ardeu esta madrugada em Greenwich, Londres, o clipper CUTTY SARK, o último dos famosos clippers do chá, que estava a ser restaurado junto ao rio Tamisa. O incêndio ocorreu cerca das 5 horas da madrugada e a polícia suspeita de fogo posto, segundo noticiou a BBC.
O CUTTY SARK foi construído no Clyde em 1869 para a carreira da China.
Em 1895 foi vendido a Portugal passando a chamar-se FERREIRA, nome que manteve até 1920, quando alterou o nome para MARIA DO AMPARO. Vendido novamente a interesses ingleses em 1922, foi restaurado na sua traça original funcionando como museu em Greenwich, Londres.
Um navio histórico europeu com 27 anos de navegações sob bandeira portuguesa, o CUTTY SARK estava a ser restaurado há alguns anos como forma de prolongar a sua vida. Nestes termos, os mastros e cerca de 50 por cento do navio estavam retirados de bordo para restauro, não tendo sido afectados pelo incêndio. Mais informações sobre o navio no site CUTTY SARK.
O clipper CUTTY SARK foi comprado em Julho de 1895 por £2100 em Londres passando a chamar-se FERREIRA, e entrado em Lisboa com bandeira portuguesa a primeira vez a 28-10-1895. Em 1922 passou a chamar-se brevemente MARIA DO AMPARO e em Setembro desse ano foi comprado pelo Captain Dowman, e rebocada de Lisboa para Falmouth com o nome de origem. No livro THE LOG OF THE CUTTY SARK (Edição de 1945)o autor BASIL LUBBOCK refere-se aos portugueses de forma pouco agradável nos termos seguintes: "Captain Dowman succeeded in restoring the CUTTY SARK to her old flag in spite of the rapacious Portuguese, who not only made him pay £3750 for the old ship, but compelled him to allow her to be brought over by a Portugueses crew, who insisted on being sent back at his expense in the second class of a mail boat".
Text copyright L.M.Correia, with images from the CUTTY SARK site. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia
O CUTTY SARK foi construído no Clyde em 1869 para a carreira da China.
Em 1895 foi vendido a Portugal passando a chamar-se FERREIRA, nome que manteve até 1920, quando alterou o nome para MARIA DO AMPARO. Vendido novamente a interesses ingleses em 1922, foi restaurado na sua traça original funcionando como museu em Greenwich, Londres.
Um navio histórico europeu com 27 anos de navegações sob bandeira portuguesa, o CUTTY SARK estava a ser restaurado há alguns anos como forma de prolongar a sua vida. Nestes termos, os mastros e cerca de 50 por cento do navio estavam retirados de bordo para restauro, não tendo sido afectados pelo incêndio. Mais informações sobre o navio no site CUTTY SARK.
O clipper CUTTY SARK foi comprado em Julho de 1895 por £2100 em Londres passando a chamar-se FERREIRA, e entrado em Lisboa com bandeira portuguesa a primeira vez a 28-10-1895. Em 1922 passou a chamar-se brevemente MARIA DO AMPARO e em Setembro desse ano foi comprado pelo Captain Dowman, e rebocada de Lisboa para Falmouth com o nome de origem. No livro THE LOG OF THE CUTTY SARK (Edição de 1945)o autor BASIL LUBBOCK refere-se aos portugueses de forma pouco agradável nos termos seguintes: "Captain Dowman succeeded in restoring the CUTTY SARK to her old flag in spite of the rapacious Portuguese, who not only made him pay £3750 for the old ship, but compelled him to allow her to be brought over by a Portugueses crew, who insisted on being sent back at his expense in the second class of a mail boat".
Text copyright L.M.Correia, with images from the CUTTY SARK site. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia
7 comments:
E NEM UMA REFERÊNCIA AO FACTO DE A CUTTY SARK TER SIDO PORTUGUESA NAS NOTÍCIAS DE HOJE!!!
Porque as pessoas não sabem e a falta de informação de base gera ignorância nas mentes e nas instituições... É assim...
Se a SAGRES se incendiasse (e já faltou mais), aposto que seria notícia de primeira página na Alemanha!
Sailor Girl,
Essa de ter a SAGRES a arder parece uma perspectiva infeliz. É um dos navios portugueses mais bonitos e representativo do melhor espírito marítimo nacional.
Foi construída ma Alemanha em 1938 e veio para Portugal em 1962, portanto é mais portuguesa que qualquer outra coisa..., já navega com o nome actual há 45 anos...
Sim, mas navios de treino de mar para militares há muitos. Para civis, só conheço um. The one and only.
Estive a pesquisar sobre um navio que durante muitos anos esteve ardido no Rio Tejo frente ao Alfeite. Julgo chamar-se Fragata D. Fernando, mas nao tenho a certeza. Nao encontrei nada no seu blogue.
Marco, era de facto a fragata D. FERNANDO SEGUNDO E GLÓRIA... Esta neste momento no Alfeite em reparação...
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