Wednesday, August 20, 2008

ANTIGO NAVIO-ESCOLA VEGA

Fotografias do Navio-Escola VEGA tiradas no Tejo a 20-05-2007, no Dia da Marinha. O texto que segue foi retirado do sitio da Marinha Portuguesa.


O NAVIO-ESCOLA "VEGA", um yawl desenhado em 1948 por John G. Alden, foi construído por Henry Hinckley no EUA, em Maine em 1949. Foi lançado à água a 22 de Novembro de 1949, com o nome de "VALHALLA", foi seu primeiro proprietário Cammenis Catherwood.

Chamou-se depois "MAI TAI", "CURRITUK" e "JANIE C". Em 1964 foi adquirido por José Manuel de Mello que o baptizou de ARREDA IV.


No mesmo ano, o seu aparelho foi revisto por Sparkman & Stephens, ficando com a armação de sloop.

Oferecido ao Clube Náutico de Cadetes da Armada - CNOCA, em Fevereiro de 1973, recebeu o nome de VEGA. Foi aumentado ao efectivo dos navios da armada a 7 de Maio de 1976.

Desde de então que a sua missão é a formação marinheira e a prática de navegação dos cadetes da Escola Naval, efectuando viagens de instrução, embarques de fins-de-semana e regatas em Portugal e no estrangeiro.

Destaca-se uma viagem aos EUA, Nova Iorque, em 1976 às comemorações do Bicentenário dos EUA, a regata do Jubileu da Rainha de Inglaterra em 1977, em 1982 efectuou a regata Falmouth - Lisboa - Southampton, em 1983 efectuou a regata do Trofeu Infante entre Lisboa - Horta - Lisboa. 

O navio conta com mais de uma dezena regatas às Canárias e com inúmeras regatas em Portugal Continental, tendo efectuado em 2003 a regata Internacional Canárias - Madeira entre Lanzarote e o Funchal.

O VEGA passou ao estado de desarmamento para abate ao efetivo dos navios da Armada a 21 de julho de 2008. 

Posteriormente foi vendido e reconstruído numa oficina de restauro na região de Setúbal.

Images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia

4 comments:

Raquel Sabino Pereira said...

Uma elegância!...

António said...

Nem dá para comentar semelhante barbaridade.
O que teria acontecido ao Creoula e ao Santa Maria Manuela, nas mãos destes senhores?

João Rocha said...

senhor luis o meu blog tem um novo endereço passou de barcosdoriosado para barcosnoriosado.blogspot.com

Anonymous said...

The Valhalla, built by Hinkley and the sister ship of the Nirvana, was the property of my husband's stepfather, Cummins Catherwood.
My husband, Lloyd Morris Coates, Jr., crewed on her frequently including the Bermuda race.
Delighted to find her again........many, many fond memories will always sail with her.