O EXPRESS SANTORINI vai agora ser submetido a inspecções de segurança e Port State Control pelo IPTM - Instituto de Portos e Transportes Marítimos, após o que segue para os Açores em Junho. Nos Açores vai operar com o ILHA AZUL que já iniciou a época de 2007 fretado à ATLÂNTICO LINE pelo armador local TRANSMAÇOR.
Em preparação para o fretamento nos Açores, foi instalada no costado de BB do EXPRESS SANTORINI uma porta lateral destinada a permitir o embarque de viaturas nos portos dos Açores, dado que nestes portos não existem rampas Ro-Ro.
O EXPRESS SANTORINI foi construído em 1974 em Nantes, França, com o nome CHARTRES para os Caminhos de Ferro Franceses SNCF tendo operado no Canal da Mancha até 1992. Nesse ano foi fretado ao Governo Françês para serviço de transporte associado com a Primeira Guerra do Golfo, sendo vendido a interesses gregos em 1993, quando recebeu o nome actual. O navio apresenta as características principais seguintes: 115.4 m de comprimento, 4.590 GT (arqueação bruta), pode transportar um máximo de 1737 Pax, 280 automóveis e 9 atrelados. Apesar de construído há 33 anos, o EXPRESS SANTORINI é ainda um bom navio, provavelmente o melhor dos diversos ferries que têm assegurado o serviço inter-ilhas nos Açoresl até agora.
A companhia ATLÂNTICO LINE tem encomendados em Viana do Castelo dois navios de passageiros novos destinados ao serviço dos Açores a partir de 2008.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia
4 comments:
Que bem que ali fica o Cristo Rei!
CV,
O CR não aguentou mais e decidiu embarcar...
O Cristo Rei serve de ponto de referência para localizar o navio em Lisboa...
E ficou mesmo muito bem!
Post a Comment