Monday, June 11, 2007

POSTAIS DE NAVIOS PORTUGUESES

Este painel com nove postais de navios mercantes portugueses do século XX tem andado a circular na internet, em resultado do entusiasmo de um anónimo.
São todos postais editados pelos armadores respectivos, excepto o do ANGRA DO HEROÍSMO, que foi editado por LMC / Edições e Iniciativas Náuticas.
Os postais de navios aqui representados são, da esquerda para a direita, e de cima para baixo:
n/m AMBOIM: navio de carga de 9.000 TDW da Companhia Colonial de Navegação, construído na Escócia em 1948 e naufragado em Cascais em 1974.
Paquete ANGOLA (ou MOÇAMBIQUE) : Navios de passageiros de 13.000 TAB e 18 nós de velocidade construidos no Reino Unido em 1948-49 para a Companhia Nacional de Navegação, destinaram-se à carreira da África Oriental, tendo o MOÇAMBIQUE sido desmantelado na Formosa em 1972 e o ANGOLA na mesma ilha da China em 1974. A CNN editava os postais dos navios com a mesma imagem, apenas o nome no casco era alterado.
Paquete ANGRA DO HEROÍSMO : navio de passageiros da Empresa Insulana de Navegação, de 10.000 TAB e 323 pax, que fez a carreira da Madeira e Açores de Julho de 1966 a Outubro de 1973. Ex- ISRAEL construído em Hamburgo em 1955. Desmantelado em Espanha em 1974. Era gémeo do AMÉLIA DE MELLO, da Sociedade Geral.
Cargueiro n/m BENGUELA: navio de carga de 9.000TDW da Colonial. Construído na Suécia em 1946, foi o primeiro navio a chegar a Portugal ao abrigo do DESPACHO 100. Foi o primeiro cargueiro português com o casco integralmente soldado. Na época era considerado um navio de construção frágil e a CCN evitava carregar no convés, mas era um preconceito face às novas tecnologias e o navio durou até ao final da década de setenta.
Paquete FUNCHAL de 1961: nas cores originais da Empresa Insulana de Navegação, para quem foi construído na Dinamarca em 1961. É o único destes navios ainda em serviço.
N/m GANDA: cargueiro da CCN gémeo do AMBOIM. Foi construído em 1947 e navegou até à década de 1980. Havia um terceiro gémeo, o LUANDA, de construção Belga, que se perdeu no Mediterrâneo em 1973 devido a incendio.
Paquete IMPÉRIO: navio de passageiros de 13.000 TAB construído no Clyde em 1948 para a Colonial. Fazia a carreira da África Oriental, com o seu irmão gémeo PÁTRIA de 1947 e os rivais ANGOLA e MOÇAMBIQUE da Nacional. Vendido para sucata em 1974.
Paquetes INDIA ou TIMOR: a CNN editou a mesma gravura como postal dos paquetes INDIA e TIMOR, construídos em Sunderland em 1951 para a carreira do Extremo Oriente. Estes navios foram vendidos em 1970 e 1974 para a companhia Guan Guan Shipping de Singapura e acabaram a fazer carreiras entre Singapura e a R.P. da CHINA. o INDIA foi desmantelado em 1977 e o TIMOR em 1984.
Paquete INFANTE DOM HENRIQUE: construído em Antuérpia para a CCN, em 1961, foi o maior dos navios de passageiros portugueses. Navegou até 1976, e foi depois utilizado como alojamento em Sines de 1977 a 1986. Comprado pelo armador George Potamianos, foi transformado no paquete VASCO DA GAMA, nome com que navegou de 1988 a 1995. Em 1995 passou a chamar-se SEAWIND CROWN. Foi desmantelado na China em 2004, cheio de obras de arte originais portuguesas a bordo, que se perderam.
No blogue POST CARDS OF SHIPS estão listados cerca de 200 postais de navios, na sua maioria portugueses, editados por Luís Miguel Correia e a EIN - Edições e Iniciativas Náuticas, os quais podem ser adquiridos a preços económicos, muito inferiores à especulação praticada por muitos dos alfarrabistas e negociantes de postais.
Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia

4 comments:

Raquel Sabino Pereira said...

ESTES POSTAIS SÃO LINDÍSSIMOS - RELÍQUIAS, MESMO - E DEVERIAM ESTAR NA EXPOSIÇÃO DO PORTO DE LISBOA!!!!!

Pirate Girl said...

Yarr... Algum destes era MADEIRENSE???

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Sailor Girl,

Muitos dos navios destes postais podem ser vistos na Exposição dos 100 anos da APL, no filme documentário em exibição contínua...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

PG,

Eram todos portugueses, e quase todos navegaram em águas madeirenses muitas vezes...