Tuesday, June 19, 2007

VENDA DO QUEEN ELIZABETH 2

Foi ontem (18-06-2007) anunciado oficialmente pela Cunard: o paquete QUEEN ELIZABETH 2 acaba de ser vendido para o governo do Dubai, e vai integar em 2009 uma ilha artifícial no Médio Oriente.
Há muito que era aguardada uma notícia sobre a retirada de serviço do mais famoso e bem sucedido navio da Cunard de todos os tempos e o facto de só estarem publicados itinerários para o QE2 até Outubro de 2008 levantava dúvidas quanto à continuação do QUEEN em serviço.
Os navios não duram para sempre e nesse aspecto o QE2 teve já uma longevidade acima das expectativas iniciais. Recordo a primeira escala em Lisboa, atracado à Rocha, em Abril de 1969 e todas as outra vezes que tive oportunidade de o fotografar e viajar a bordo.
O navio esteve no Tejo a 15 de Maio, data da fotografia apresentada acima e tem programadas mais 7 escalas este ano: 2 de Agosto (8h00 / 17h00), 14 de Agosto (8h00 / 17h00), 2 de Setembro (8h00 / 17h00), 16 de Outubro (7h00 / 16h00), 7 de Novembro (8h00 / 16h00), 11 de Novembro (8h00 / 16h00) e 2 de Dezembro (7h00 / 16h00).
Para 2008, último ano de operação do navio, estavam previstas as seguintes escalas do QUEEN ELIZABETH 2 em Lisboa: 7 de Maio (8h00 / 16h00), 23 de Junho (7h00 / 16h00), 4 de Julho (8h00 / 17h00), 22 de Julho (8h00 / 16h00), 14 de Agosto (8h00 / 17h00), 29 de Agosto (8h00 / 17h00), 10 de Outubro (7h00 / 16h00), 14 de Outubro (8h00 / 17h00) e 29 de Outubro (8h00 / 17h00).
Vão manter-se todas excepto as 3 programadas para Outubro que foram canceladas dado que em vez dos cruzeiros previstos inicialmente o QE2 vai efectuar 4 viagens de despedida, sendo a primeira um cruzeiro de 10 dias à volta da Grâ-Bretanha com largada de Southampton a 30 de Setembro, após o que fará em Outubro as duas travessias finais do Atlântico Norte Southampton - Nova Iorque - Southampton. Finalmente a 11 de Novembro de 2008 o QUEEN ELIZABETH 2 vai iniciar em Southampton a viagem de entrega rumo ao Dubai, que inclui a última despedida a Lisboa, a 13 de Novembro.
Mais imagens do QE2 no blog RMS QUEEN ELIZABETH 2, de Luís Miguel Correia. Tenho um livro sobre o QE2 escrito conjuntamente com o meu amigo Bill Miller. Ver destaque na coluna da direita. Exemplares disponíveis.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia

9 comments:

Anonymous said...

Pelo menos este não será desmantelado como o Canberra! Só espero que não se ponham a contruir andares que possam desfigurar a beleza do navio. O Queen Elizabeth 2 é sem dúvida um dos navios de cruzeiro mais elegantes que por aí navega.

Rafael Silva said...

Mais um que se vai. Neste ponto não sei se concordo com a opinião anterior. Às vezes é mlher mesmo que sejam abatidos, podendo ficar as boas recordações de um grande e bonito navio! Um histórico navio.

Luis Daniel Vale said...

US$100 milhões é um belo negócio para a Cunard...

Estes Árabes são tramados... não levaram o Figo, levam o QE2...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Mar da Palha,
A ver vamos, como se diz na Ilha...
Os navios são feitos para navegar e quando adaptados a utilização estática degradam-se rapidamente. O QUEEN MARY de 1936 tem sido um desastre financeiro para a cidade de Long Beach que o comprou em 1967, mas é graças ao navio que hoje a cidade está no mapa e é conhecida.
Desejo melhor sorte para o QE2

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Talver tnhas razão, Rafael, mas custa ver estes navios serem cortados a maçarico...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Malheiro do Vale,

É um grande negócio para a Cunard. Vender o navio por 100 milhões de USD, quando o NORWAY, que tem um deslocamento leve superior foi vendido para desmantelar aos indianos por apenas 12 milhões o ano passado...
Além disso a Cunard livra-se dos problemas de imagem com as hordas de ambientalistas fanáticos à perna, como aconteceu com o NORWAY e os piratas da PAZ VERDE. Curiosamente enquanto a GREEN PEACE ladrava por ai contra o amianto nos navios a desmantelar, a ITF tinha a organiozação na lista negra como armador esclavagista. Parece que nos navios da GREEN PEACE as teorias da organização não são para cumprir...

miguel said...

E acabaram-se os grandes paquetes de referencia da minha infância,...ficam as saudades indescritivas da "Pontinha" na decada de 70 e revive-se memorias da adolescência determinantes para o meu percurso profissional...até sempre.

- QE2 espero encontrar te no Dubai, apartir de 2009.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Miguel,
Se calhar ainda restam alguns: BLACK PRINCE?
MAXIM GORKIY?
SAGA ROSE e RUBY??
e que tal o FUNCHAL?
e o OCEANIC que espera por ti todas as segundas-feiras em Barcelona?

Quanto tempo mais vão durar estes nossos amigos?

Raquel Sabino Pereira said...

Isto é assim: para mim, por exemplo, o INFANTE DOM HENRIQUE continua a navegar!!! No meu coração, nos meus cartões pessoais feitos pelo Luís Miguel Correia, nas pinturas do Fernando Lemos Gomes, no meu blogue, no meu baralho de cartas, nos slides e nas fotografias, na minha mente, nos meus sonhos e no meu CORAÇÃO!!!

VIVA O PAQUETE INFANTE DOM HENRIQUE!!!