Monday, July 02, 2007

SOCIEDADE GERAL




Constituida em 1919 por Alfredo da Silva, a Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes foi durante décadas o armador da marinha de comércio portuguesa com mais navios e maior volume de negócios.
Além de operar nos tráfegos internacionais em fretamentos - tramping - a SG fazia a carreira de África Ocidental, Cabo Verde e Guiné, Norte da Europa - Angola, serviços costeiros no Continente, ligações com o Norte da Europa, etc... A maior parte dos navios da frota eram de carga geral, mas a empresa chegou a ter na sua frota o petroleiro MONCHIQUE (I) e o graneleiro MONCHIQUE (II), diversos rebocadores de alto mar, e navios de passageiros, o mais importante dos quais foi o AMÉLIA DE MELLO, comprado em 1966.
No dia 1 de Janeiro de 1972 a Sociedade Geral transferiu toda a frota e serviços para a Companhia Nacional de Navegação, empresa que desde 1955 era controlada maioritariamente pela CUF.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia

2 comments:

Raquel Sabino Pereira said...

Wow! I'm breathless!!!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Esta companhia tinha sempre diversos navios em operações de carga dentro da Doca de Alcântara, com uma animação incrível.
O actual edifício espelhado, sede do IPTM era a secção de armamento e armazens da Sociedade Geral...