Friday, August 03, 2007

Navios de passageiros da TRANSMAÇOR

A retirada do serviço inter-ilhas dos Açores do navio de passageiros PONTA DELGADA pela CTM em 1984 levou o Governo Regional Açoreano a encomendar aos Estaleiros de São Jacinto a construção de 2 navios de passageiros destinados a operar nas ilhas do Grupo Central.
O primeiro navio, o CRUZEIRO DAS ILHAS (223 TAB / 1986) entrou ao serviço em 1986, seguindo-se no ano seguinte o CRUZEIRO DO CANAL (227 TAB / 1987). Com 32,6 m de comprimento ff, 7,74 m de boca e 3,30 m de pontal na ossada, estes navios estão equipados com 2 motores Cummins de 2x 500 bhp, operando à velocidade de 12 nós. Estão certificados para transportar 170 passageiros e desde o início têm sido operados pela TRANSMAÇOR, empresa constituída na Horta com a participação dos principais armadores das lanchas de tráfego local e do Governo dos Açores.


Habitualmente, o CRUZEIRO DO CANAL opera regularmente entre a Horta e a Madalena, na ilha do Pico, enquanto o CRUZEIRO DAS ILHAS efectua a ligação entre as ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Terceira. No dia 27-07 último o CRUZEIRO DO CANAL operava no canal do Pico, como habitualmente, mas o CRUZEIRO DAS ILHAS estava varado nos estaleiros da Madalena, em reparação.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Unknown said...

È indescritivel a alegria que senti ao ver a “rampa” da Madalena, tantas vezes estive aí, em trabalho (no Cruzeiras das Ilhas por exemplo) ou então a fazer tempo antes de ir dormir no Hotel Caravelas (normalmente).
Gostei imenso de ver o “Balaia”, penso que não restam muitos mais exemplares da Frota Azul, construidos num lugar incrivel na Ilha do Pico, lá para os lados de S. Amaro, se a memoria não fala, os navios do Mestre João Alberto, esses cascos são “arte” naval....
Um dia destes tenho que ir passar uns dias ao "Poçinho Bay", (uma novidade local),...um paraiso, dentro do paraiso,...