Wednesday, October 03, 2007

MEMÓRIA DAS NAUS DA ÍNDIA




Atracada ao Arsenal do Alfeite desde fins de 2005, a Fragata DOM FERNANDO SEGUNDO E GLÓRIA aguarda conclusão dos fabricos com que se procura minorar a "depressão" estrutural que atingiu este navio histórico. E não admira que a DOM FERNANDO não mostre a sua melhor forma, apesar da dedicação e carinho com que a Marinha a tem cuidado. Depois de uma carreira única no mundo, a DOM FERNANDO foi consumida pelo fogo, em Lisboa no ano de 1963. Depois o seu magnífico casco de teca permaneceu anos num canto do Mar da Palha, em degradação lenta, longe dos olhares e memórias, até que um dia foi finalmente decidida a sua reconstrução, levada a cabo em Aveiro a tempo de a DOM FERNANDO renascer garbosa na EXPO em 1998.
Depois foi o lento esquecimento, atracada na Doca de Alcântara durante anos, longe dos roteiros turísticos e da memória viva que a sua presença traduz na nossa história do Mar.
Lisboa tratou tão mal a sua última nau que o navio vai agora ser exposto em Cacilhas, na antiga doca seca do estaleiro Parry & Son, que está a ser também recuperada.
Provavelmente uma pequena fracção do dinheiro dissipado nas obras de "Santa Engrácia" que desde há 9 anos decorrem na zona da Ribeira das Naus, com a construção do metropolitano entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia, teria sido suficiente para Lisboa receber a DOM FERNANDO num cais ou doca a criar frente ao Terreiro do Paço ou Ribeira das Naus, onde o navio teria maior visibilidade como museu e testemunho da nossa história marítima... Mas como ninguém gosta de navios, nem de história, nem se interessa em preservar as nossas memórias flutuantes, lá continua a DOM FERNANDO longe dos olhares mais nostálgicos... Até Cacilhas qualquer dia...
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

4 comments:

Anonymous said...

Daqui a poucos anos vai ser preciso voltar a recuperar a D.Fernando e Glória!A maioria dos jovens Portugues não sabe que ela existe!!!...Quanto mais a sua História!!!Porque não a abrem ao público para ser divulgada e preservada?Porque continua escondida? Somos mesmo um país estranho!!!JC.

neptuno said...

Ao ser enviada para a doca seca da Parry, e com a intenção actual da cãmara de Almada, em construir um terminal de cruzeiros nas instalações da Lisnave, quem sabe?

Anonymous said...

Grato pelas novidades, Caro Luis!

Anonymous said...

FERNANDO BARROS
CARO LUIS ANTES DE MAIS PARABEMS
POR ESTE MAGNIFICO TABALHO.(BLOG)
SÓ O GOSTO PELO MAR E PELOS NAVIOS MERECE TANTA DEDICAÇÃO.
QUANTO A FRAGATA D. FERNANDO EU FUI A AVEIRO VER O BOTA A BAIXO,
PENSAVA QUE ELA ESTAVA A SERVIR DE BARCO MOSEU POIS FOI ESSA A MENSAGEM QUE PASSOU QUER NA TV E JORNAIS, AGORA LI QUE ESTÁ EM CACILHAS. UM POUCO MAIS ADIANTE E VOLTA PARA ONDE ESTEVE DURANTE ANOS,APOS O INCENDIO, LUGAR QUE EU A ADMIRAVA ENTALADA NO LODO. É UMA TRSITEZA LI QUE ESTES POLITICOS E ENTIDADES NÃO GOSTAM DAS COISA DO MAR,COMO AVIAM DE GOSTAR SE OS PEIXES NÃO VOTAM E A COMUNIDADE NAUTICA,AMANTES DO MAR, RECREIO E TRIPULAÇÕES MARITIMAS, NÃO DECIDEM ELEIÇÕES,PORQUE SE DECIDISSEM VERIA QUE TINHA-MOS DO MELHOR QUE HAVIA NO MUNDO DE MEMORIA HISTORICA, QUER NAUTICA OU MUSEOLOGICO.
ASSIM RESTA-NOS O DESABAFO, E REGALAR OS OLHOS POR ESTAS MAGNIFICAS IMAGENS, DOS NAVIOS QUE FIZERAM HISTORIA NAS ANTIGAS CONPANHIAS DE NAVEGAÇÃO,TENDO POR CENARIO O ESPLENDOR DO RIO TEJO.