Wednesday, October 31, 2007

O NOSSO PETROLEIRO

Uma bela imagem do GALP LEIXÕES, isto é o maior melhor mais moderno e mais antigo navio-tanque português. Tudo isto porque é o último, não desfazendo nos costeiros em serviço de bancas, claro.
O GALP LEIXÕES, que eu vi chegar novíssimo de Viana do Castelo, onde foi construído. Viana do Castelo cujos estaleiros estão ansiosos por fazer mais petroleiros. O mesmo GALP LEIXÕES em que viajei ainda nos tempos do terminal de Cabo Ruivo, quando o navio andava em vai-vém entre Sines e Cabo Ruivo. 60 milhas, quatro horas de viagem...
Esta imagem belíssima foi enviada pelo Pedro Baptista, aluno da Escola Náutica Infante D. Henrique. Provavelmente quando o Pedro terminar o seu curso, o GALP LEIXÕES já será uma recordação do passado, como aconteceu ao seu gémeo GALP SINES...
E os nossos CHEFES engravatados, que tal se em vez de encadernarem livros verdes inconsequentes dinamizassem encomendas de mais navios tanques com cascos verdes????
Text copyright L.M.Correia. Image by Pedro Baptista. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

7 comments:

Raquel Sabino Pereira said...

Já estamos linkados para a «iniciativa» luso-galega! Unha aperta atlântica!!!

Luis Daniel Vale said...

Ainda na semana passada falei com um colega agora também "ex-sacoriano" que, juntamente com outros, foi recentemente "aconselhado" a mudar de ares tendo em conta as perspectivas de não aquisição de novas unidades e o limite de 2008 para o Galp Leixões operar em águas Europeias. Mais uma vez andamos em contra ciclo. Agora que as Oil Majors voltam a ter frota própria de modo a assegurar a qualidade de navios e tripulações, nós por cá continuamos a afretar navio aos outros numa área estratégica como é a dos combustíveis, seja importação de crude seja distribuição de refinados. Deve ser o tal cluster...

A foto do Galp Leixões (ou "Speedy Gonzalez" conforme mascote pintada no casario) é linda.

Anonymous said...

Hello Luis with Pedro Baptista you have an good photographer on Board :-)

regards

Cai

Joao Quaresma said...

Na Navalrocha está em construção um pequeno navio-tanque para a Sacor Marítima que, ao que me disseram, irá servir para abastecer a central eléctrica do Carregado.

Anonymous said...

Ao que parece, e após quase duas semanas a vaguear (bastante bonito, refira-se, com a pintura quase impecável e limpa salvo uma ou outra mancha ferrugenta) entre o Mar da Palha e a Baía de Cascais, o GALP LEIXÕES foi mesmo vendido. De acordo com o site da APL, foi rebaptizado UNION BRAVE e zarpou ontem de Lisboa rumo ao alto-mar. De acordo com outras fontes cuja veracidade não consegui ainda comprovar, o seu destino será a Índia, não sabendo no entanto especificar se se destina aossucateiros se a um novo armador.

Gostaria de convidar o amigo LMC a averiguar um pouco mais esta questão.

A ser verdade, trata-se de uma notícia triste pelo facto de ter sido nos últimos anos o único sobrevivente da frota de navios tanque petroleiros. É triste não por ser vendido ao final de 25 anos de serviço mas por não haver qualquer previsão da sua substituição por um navio cuja tonelagem seja propriedade do armador português.

ZePerlengas said...

Felizardo!..
Andar nesses navios da costa era como estar em casa..
Pois eu fui tripulante do"Fogo-Cercal-Geres-Sao Mamede e Larouco".
Sr;Comandante Sequeira,comandava o"Fogo",quando aconteceu a conhecida guerra dos seis dias(Egipto vs Israel)..Um pouco mais ficavamos la dentro como ficou o Herminios..Estavamos em La Valleta/Malta,quando rebentou a escaramuca..E assim fomos o primeiro navio a dar a volta por Cap Town Africa do Sul,para irmos ao Golfo Persico...Essa viagem foi historica levou-nos a volta de quatro meses..Que foi feito da nossa Marinha Mercante?Um abraco aos meus velhos amigos e companheiros vivos,aos que faleceram lhes desejo Paz.
Jose Caetano/Empregado de Cameras ou gamela se quiserem..Nao me afecta o titulo.

ZePerlengas said...

Hello meus amigos e companheiros da SOPONATA..
Alguns por ai??
Sou ex;tripulante da SOPONATA"Fogo-Cercal-Geres-Sao Mamede e Larouco.
Se alguem ler esta mensagem deem um hello..
E giro saber-mos uns dos outros.
Recordar e Viver.
Jose Caetano
Empregado de Cameras/Gamela.
rsrsrsrs