Sunday, January 13, 2008

Porta contentores DINA em Cape Town em 1996

Porta contentores panamiano DINA em Cape Town em Outubro de 1996. Utilizado numa carreira entre Angola e a África do Sul, o DINA ex ECO GUADIANA, ex CITY OF OPORTO, ex TORMES fazia parte de uma classe de 8 gémeos construídos em 1969-1972 para a Sea Containers e fretados à Ellerman Lines, o primeiro dos quais foi o MINHO, que em 1970 inaugurou a primeira carreira semanal contentorizada Liverpool - Porto (Douro) - fotos a preto e branco.
Em 1980 dois destes navios foram comprados pela ECONAVE - Empresa Costeira e Oceânica de Navegação, de Lisboa, alterando os nomes para ECO MONDEGO e ECO GUADIANA. Com a falência da ECONAVE os dois navios passaram anos imobilizados na Doca de Alcântara, acabando vendidos ao sucateiro Baptista & Irmãos de Alhos Vedros, que os revendeu à empresa E+A, de Lisboa. Os navios passaram a chamar-se ANA RAQUEL e DINA, mas apenas o segundo foi recuperado em 1990, operando no "short sea" europeu e ilhas fretado à Transinsular, após o que foi transferido para África. Acabou encalhado em Angola.


Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

A VER NAVIOS said...

LMC:
Linda. Nunca pensei que esta fotografia pudesse existir.
O comandante era eu.
Não imagina a satisfação e o contentamento a ver esta foto.
Tinhamos apanhado "pancadinha" até dizer chega!
Ficou a ondulação larga de 270/290 graus e o navio atravessado a fazer-se ao breakwater de Cape Town.
Até se vêem os três pimenteiros.
São aquelas três torres cilíndricas que destoam da cidade e estão na fotografia do lado de bombordo.
Permita-me que lha roube para o meu blog, dando a indicação que a fonte é LMC.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Caro "A VER NAVIOS",

Esta fotografia foi feita por um grande amigo meu de Cape Town, o Ian Shiffman, um dos melhores fotógrafos de marinha do mundo.
Pode reproduzir no seu blog, com o maior gosto. Esta foto foi colocada aqui a pensar em si e neste seu navio que eu também conheci tão bem, com vários nomes. E quem, gosta a sério de navios nunca os esquece...