Thursday, February 28, 2008

PRIMAVERA NO TEJO


Com a Primavera, os bacalhoeiros fundeavam em Lisboa frente a Belém para as cerimónias de benção dos bacalhoeiros. Ainda era assim em 1969, como se pode ver nesta fotografia curiosa tirad a 10 de Abril desse ano, com quatro navios no Tejo: em primeiro plano o lugre ARGUS e um bacalhoeiro que parece ter casco de madeira, proa semelhante ao CAPITÃO FERREIRA, mas que não consegui identificar. Fundeados v^ê-se ainda o paquete VERA CRUZ e um dos butaneiros da Sacor Marítima, o CIDLA ou o seu irmão BANDIM. Alguém consegue identificar o segundo bacalhoeiro?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia colection. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

6 comments:

A VER NAVIOS said...

LMC:
É o "Avé Maria" ou o "Rainha Santa".
Estes dois navios eram gémeos.
O logótipo do armador na roda de proa é muito semelhante e só estes dois desta série tinham cruzetas nos mastro. Todos outros tinham vergas.
Há mais um com cruzetas nos mastros, o "Vila do Conde", mas não pode ser porque o logótipo da proa era só o brasão de Vila do Conde sem pintura nenhuma para as amuras.
É um dos dois primeiros de certeza.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Vou ver se consigo alguma informação no movimento maritimo em Lisboa nesta data para confirmar qual dos dois será. Se não estiverem os dois em porto, claro...
Muito obrigado, A VER NAVIOS...

Luis Filipe Morazzo said...

LMC: Eu aposto mais no "Ave Maria" por uma simples razão,as cruzetas do "Rainha Santa" eram bem maiores que as apresentadas na foto original.
Uma abraço do amigo

Luis Morazzo

A VER NAVIOS said...

LMC:
Pelas cruzetas dos mastros não vou lá, depende da respectiva de como foram obtidas as fotos.
Tenho fotografias originais de ambos os navios.
A pintura a preto da parte de baixo do mastro leva-me a ter 99,90 % de certeza que é o "Avé Maria".
Não o quis dizer antes por haver dois navios muito semelhantes, mas logo que abri a fotografia fiquei com essa sensação.

Luis Filipe Morazzo said...

Caro LMC

Como eu tento estudar a mat�ria fazendo todos os TPC, ao contr�rio daquilo que algumas pessoas dizem, o �Vila do Conde� rapidamente foi exclu�do na minha primeira selec�o, pela simples raz�o deste apresentar na amura 8 vigias, enquanto se repararmos com aten�o na fotografia do LMC (depois de ampliada), o navio em quest�o apresenta somente 7 vigias, que coincidem com o mesmo n�mero do �Ave Maria�. Quanto � outra hip�tese de ser o �Rainha Santa�, penso que n�o, unicamente pelo tamanho do nome que este iria ocupar na amura. Se focarmos com aten�o na fotografia, a mancha relacionada com o nome, esta � de facto bastante pequena.

Um abra�o amigo

Lu�s Morazzo

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Meus caros Amigos,

Obrigado pelo interesse pelo Blog e pela partilha de conhecimentos sobre os nossos antigos bacalhoeiros.

Um abraço a ambos...