Thursday, March 06, 2008

Largada do ARGUS para a Terra Nova

Saida do bacalhoeiro ARGUS para a Terra Nova a 24 de Abril de 1991. O navio largou de tarde do cais do Ginjal, em Cacilhas, o casco branco pintado de fresco. Em terra as famílias vieram em despedida dos seus, a tripulação do navio, que a viagem era longa, com regresso previsto só lá para Setembro.
O ARGUS dirigiu-se primeiro a Ponta Delgada, onde embarcou pescadores açoreanos, mantendo uma antiga tradição da Parceria Geral de Pescarias, seguindo depois para os bancos de pesca do bacalhau.
Comprado em 1983 à SNAB, este navio foi construído em 1940-1941 no Estaleiro Naval da CUF em Lisboa com o nome ÁLVARO MARTINS HOMEM.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

Ricardo Matias said...

Outro exemplo de longevidade. Voc�s j� notaram que estes navios constru�dos nos estaleiros da antiga CUF em Lisboa, duraram que se fartaram.

Ricardo Matias

Dissendium said...

Olá. Ao procurar informação acerca do barco Argus encontri o seu blog e fiquei contente por ver que de alguma forma esses navios foram honrados. Sou neta de um dos pescadores do Argus e gostaria de saber onde posso arranjar uma fotografia original do barco, pela altura de 1960. Se me puder ajudar agradecia imenso. O meu mail é rj_dissendium_@hotmail.com. Obrigado e cumprimentos pelo blog!