Tuesday, March 04, 2008

Porta-contentores PICO GRANDE

Porta-contentores português PICO GRANDE, da Empresa de Navegação Madeirense, a cuja frota pertenceu de 1987 a 2000. Na fotografia o navio encontra-se atracado em Leixões.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

7 comments:

Anonymous said...

Lembro-e muito bem do Pico Grande na Madeira. De casco cinzento e de casco branco! A primeira Revista de Marinha que comprei tinha uma foto dele a chegar ao Funchal, além de um artigo muito interessante sobre a Madeirense. Já lá vão 21 anos! O Pico Grande, com os seus 32 anos, ainda navega. Chama-se agora Skadi e tem o casco azul. Quando foi construído em 1976 nos estaleiros J. J. Sietas de Hamburgo com o nome de Jacob Becker, o navio tinha gruas. A Fotoflite tem algumas fotos dele nessa fase. Conheci tão bem este navio que ainda recordo o som do seu apito.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Mar da Palha,
Era muito giro o PICO GRANDE. Ainda me lembro bem do PICO RUIVO que ele veio substituir...
Sabias que de 1998 a 2000 a empresa proprietária do PICO GRAMDE foi a FUNCHAL FRIO?
Um abraço

LMC

Luis said...

È outro dos "cargueiros da minha infância" que recordo com saudade. Navegava para a Madeira na mesma altura que "Francisco Franco", o "Pico Frio", o "Diogo Bernardo", "Aquarius" e creio que o "Alfama" dando aos Domingos, 2ªs e 3ªs algum dinamismo ao Porto do Funchal que actualmente já não recebe navios cargueiros. Os navios que referi, será que ainda navegam? O Francisco Franco tenho ideia que estava em Cabo Verde e o Pico Frio ainda navega com outro nome. Quanto aos outros, nada sei...

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Luís,

Creio que ainda navegam todos eles, noutras paragens, com outros nomes ao serviço de outras empresas....

Anonymous said...

O Francisco Franco, o Pico Frio, o Diogo Bernardes, o TMP Aquarius e o Alfama ainda navegam. O Francisco Franco desde que foi vendido pela Transinsular já mudou de nome três vezes. Chegou a estar em Lisboa um par de vezes com o nome de Sider Peace a carregar cimento. Nessa altura tinha o casco vermelho. Actualmente chama-se Goodwill e tem bandeira de Malta. Costuma navegar na Europa. Retiraram-lhe as gruas, excepto a que estava junto ao casario. O Pico Frio chama-se agora Moorea tem o casco azul e bandeira do Cambodja. O Pico Frio, construído no Japão em 1978, foi um dos navios portugueses mais bonitos que conheci. Outro navio que foi muitas vezes à Madeira e que ainda navega é o Fernão Gomes. Foi transformado em cimenteiro. Apesar de ser um graneleiro, o Fernão Gomes era usado como porta-contentores entre o continente e a Madeira. Lembro-me que atracava sempre auxiliado pelos rebocadores Cabo Girão e o Ponta do Garajau.

Luis said...

Muito obrigado pelas vossas respostas. È bom saber que ainda estão "vivos"...

mar da palha, não sei se relembra do Fernão Gomes atracado no Cais Sul do Porto do Funchal, adornado, devido a deslocação da carga contentorizada numa viagem atribulada (mau tempo) até à Madeira. Suponho que não haja registo fotográfico...È pena.

Anonymous said...

Olá Luís.
Lembro-me muito bem dessa viagem em que o navio teve carga corrida. Tenho algumas fotos dele atracado na pontinha a descarregar os contentores destruídos. Acho que até tenho um vídeo.
O Fernão Gomes era conhecido pelo pessoal da Portline pelo "bota d'ouro", já que o seu nome era parecido ao do antigo jogador do FCP Fernando Gomes.
Cumprimentos.