Saturday, April 19, 2008

CORTE REAL no Tejo


Com a transferência das duas últimas JOÃO BELOs para a Armada do Uruguai, a Marinha Portuguesa fica apenas com as três fragatas da classe VASCO DA GAMA, a que se vão juntar até 2009 duas unidades da classe BARTOLOMEU DIAS.
Quando me comecei a interessar por estes navios, no final da década de setenta, tinhamos as 4 JOÃO BELOs novas, as 3 ALMIRANTE PEREIRA DA SILVA ambém novas e a PERO ESCOBAR acabada de modernizar. Depois havia ainda as corvetas, em número de 10. Claro que nenhum dos navios dessa época se assemelhava em valor militar às fragatas actuais.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

joão coelho said...

O Luis refere a "Pero Escobar", de construção italiana que na Armada era conhecida pela Gina Lollobrigida, por via das suas curvas e elegância. Foi uma fragata problemática, com um historial de avarias sucessivas - uma deles ocorrida quando saiu de Lisboa para perseguir o "Santa Maria", desviado por Henrique Galvão, acabando por arribar ou às Canárias ou a C.Verde, já não recordo com exatidão.
Tal como o "Funchal" movia-se a turbinas e a nossa marujada não se entendia lá muito bem com essa novidade, ao que parece..

Saudações marinheiras

J.Coelho