Hoje sugere-se um passatempo: descobrir as diferenças entre os aspectos exteriores dos paquetes gémeos OCEAN MONARCH e PRINCESS DANAE. Digo difrenças exteriores porque internamente também se registam diferenças, a começar pelas máquinas principais, ambas de origem, isto é datam de 1955, mas são de marcas diferentes: Doxford no PRINCESS DANAE e Burmeister & Wain no OCEAN MONARCH.
Sugere-se a observação atenta das fotografias e podem responder usando os comentários.
Check the outside differences of the sister ships OCEAN MONARCH and PRINCESS DANAE. Observe the photographs and do answer leaving your comments. We ask for the outside differences because inside the sisters also have different particulars, starting with the main engines, both still original, dating from 1955, but of Doxford origin on the DANAE and Burmeister & Wain on the OCEAN MONARCH.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Check the outside differences of the sister ships OCEAN MONARCH and PRINCESS DANAE. Observe the photographs and do answer leaving your comments. We ask for the outside differences because inside the sisters also have different particulars, starting with the main engines, both still original, dating from 1955, but of Doxford origin on the DANAE and Burmeister & Wain on the OCEAN MONARCH.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
9 comments:
Antena satélite por cima da ponte do Danae é metade do tamanho da do Monarch.
O Monarch tem pau de carga no castelo da proa onde o Danae tem mais um tombadilho.
O Danae tem uma estrutura por vante da chaminé que não existe no Monarch.
No Monarch o tombadilho por baixo da ponte é aberto e no Danae é fechado.
As varandas superiores do Danae são fechadas, no Monarch são abertas.
O tombadilho 2 do Danae à popa é mais fechado que no Monarch, que vai aberto até mais a vante.
As vigias no tombadilho de embarque nas baleeiras no Monarch são maiores.
A ré do mastro de sinais o Monarch tem 1 antena satélite enquanto o Danae tem duas.
Boa observação, Malheiro do Vale...
Além das diferenças que referiu há mais algumas óbvias....
Fico à espera de mais comentários e depois digo mais algumas diferenças...
LMC
O Ocean Monarch não tem o nome escrito entre da chaminé e o mastro, tal como tem o Princess Danae.
Para mim o Ocean Monarch é mais bonito. Aquela prolongação do tombadilho à proa do Princess Danae dá-lhe menos elegância.
De todas as maneira, e na minha opinião, o mais bonito destes navio é só e unicamente o casco. Mesmo assim são mais bonitos que o Athena!
Mar da Palha,
Estes navios de facto têm um casco muito bonito. Gosto especialmente da popa. É semelhante às popas dos paquetes ANGOLA e MOÇAMBIQUE de 1948-49 e muito parecidas com as dos gémeos PÁTRIA e IMPÉRIO, de 1947-48, embora os navios da CCN não fossem de linhas tão elegantes como os da CNN.
Quando olho para a popa do OCEAN MONARCH recordo-me sempre uma vez, há muitos anos, de ver o ANGOLA com o casco azul atracado junto ao saco da Doca de Alcântara a descarregar, com a popa lindíssima...
A reconstrução do DAPHNE e DANAE foi muito interessante, efectuada na década de setenta, segundo planos do arquitecto naval dinamarquês Knud E. Hansen, cujas chaminés eram todas muito semelhantes. Há muitos ferries nórdicos dos anos setenta com chaminés semelhantes. A origem estética é, como no caso dos ROYAL VIKINGs, a chaminé original do QUEEN ELIZABETH 2 que marcou uma época...
Quanto às diferenças entre o P. Danae e o O Monarch, há ainda mais, incluindo a mais óbvia de todas....
Um abraço
LMC
Também acho o Monarch mais bonito... Quanto às diferenças só me ocorre o esquema de pintura, nomeadamente a risca azul que não referi por me parecer demasiado óbvia...
O posicionamento da risca azul no casco é a referência mais fácil para identificar os dois irmãos...
O PRINCESS DANAE quando foi comprado em Fevereiro de 1996 também tinha a risca no sítio da do MONARCH, mas o Armador não gostava e uma soldadura meia mal feita a vante da ponte de comando e subiu a risca par disfarçar esse "defeito", embora eu não goste da risca tão subida...
O posicionamento da risca azul no casco é a referência mais fácil para identificar os dois irmãos...
O PRINCESS DANAE quando foi comprado em Fevereiro de 1996 também tinha a risca no sítio da do MONARCH, mas o Armador não gostava e uma soldadura meia mal feita a vante da ponte de comando e subiu a risca par disfarçar esse "defeito", embora eu não goste da risca tão subida...
Caro Malheiro do Vale, e amigos,
O Monarch tem uma grua a vante, e não um pau de carga. A vante também possui 2 hélices no convés, e um ferro por cima do rufo. O danae possui o ferro no convés mas ao alto, a vante da antepara.
O Monarch possui apenas umas portas para a casa da ventilação #1, por cima da ponte, o Danae possui grelhas amertas em todo o redor da casa da ventilação, o que torna mais corrosivo o ambiente no interior. A Antena de comunicações do Monarch a vante é bém maior que a do Danae.
O Monarch possui um tanque de óleo azul, a ré da chaminé, o Danae não.
O Danae tem uma rede verde a a vante da chaminé a proteger alguma "sucata" guardada, o Monarch, ainda não!
As aranhas de protecção dos hélices do Danae estão mais elevadas do que no Monarch.
As escadas exteriores da ponte do Danae para o pavimento inferior têm um posicionamento mais a vante que as do Monarch que foram agora transferidas cerca de 5 metros para ré.
O Danae possui um grua para arrear as jangadas salva-vidas, o Monarch ainda não, sendo depositadas borda fora por mecanismo mecanico e de gravidade.
Entre outras coisas...
Rafael,
Obrigado pela participação neste passatempo...
Esta tarde fotografei o seu PRINCIPE PERFEITO em cruzeiro no Tejo...
Post a Comment