LOBO MARINHO (I) 1996–2003
O LOBO MARINHO foi construído com o nome CHRISTIAN IV em Aalborg, Dinamarca, no estaleiro Aalborg Vaerft A/S (construção nº 173), para a companhia A/S Kristiansands Dampskipsselskap (KDS), de Kristiansand, Noruega. Projectado expressamente para o serviço Skagerak-Expressen entre Khristiansand, Noruega e Hirtshals, na Dinamarca, o CHRISTIAN IV fazia a travessia do estreito de Skagerak em 4h30, transportando passageiros, automóveis e composições ferroviárias. Originalmente o navio apresentava as características seguintes diferentes das referidas acima: Indicativo de chamada: LNXI. Arqueação bruta: 2.708 toneladas; Arqueação líquida: 1.239 toneladas; Porte bruto: 650 toneladas; Capacidade de carga: 150 automóveis ou 15 carruagens ferroviárias; Passageiros: 790, dos quais 143 alojados em camarotes: A quilha do CHRISTIAN IV foi assente a 1-07-1967, tendo o casco sido lançado à água a 29-09-1967 pela madrinha, Sra. Else Haanes. O navio foi entregue ao armador a 8-02-1968, após o que o CHRISTIAN IV foi registado em Kristiansand e fez a viagem inaugural a Hirstshals em 10-02-1968. Em Setembro de 1968 a Fred Olsen & Co., de Oslo, comprou a KDS incluindo o CHRISTIAN IV. Operou na Escandinávia até ser vendido a 8-10-1984 à companhia estatal da Malásia Perbadanan Nasional Shipping Line Berhad, (PNSL). O navio foi registado em Port Kelang, Malásia com o nome PERNAS SAFARI e seguiu para o Oriente. Em 1985 foi adaptado a transporte militar para 800 soldados. Para além de transporte militar, teve uma utilização intensa ao serviço da Malásia, fazendo uma carreira regular entre a Malásia Ocidental e Oriental, ligando Port Kelang e Singapura, na Península de Malaya a Kutching (Sarawak) e Kota Kanibalu (Sabah), na Ilha de Borneo, navegando cerca de 1000 milhas em cada direcção. Após 10 anos ao serviço da Malásia, o navio foi vendido em 06-1994 a interesses gregos e registado em Valletta, Malta como propriedade da companhia Endeavor Shipping SA (Panamá), com o nome SAFARI. Em 07-1994 chegou à Grécia e imobilizou em Keratsini, nos arredores do Pireu, para reparação. Em 05-1995 foi colocado em serviço no Adriático pela Safari Lines Ltd., ligando Bari a Corfu e Igoumenitsa, sendo a seguir fretado à companhia turca Stern Maritime Lines para fazer a carreira Bari – Igoumenitsa – Cesme. O SAFARI foi comprado pela Porto Santo Line a 18-04-1996, alterando o nome para LOBO MARINHO e submetendo-se a diversas modificações no Pireu de 2 a 27-05-1996. Registado no MAR – Registo Internacional de Navios da Madeira em 27-05, o LOBO MARINHO largou do Pireu a 28-05 para o Funchal, onde entrou pela primeira vez a 6-06-1996. No mesmo dia fez uma viagem experimental ao Porto Santo, seguindo-se a 8-06 a viagem inaugural Funchal – Porto Santo, viajando a bordo o Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim. O LOBO MARINHO assegurou a ligação com o Porto Santo durante sete anos, sempre com pontualidade. A 27-01-2003 o nome foi alterado para LOBO MARINHO I e a 3-06-2003 efectuou a última viagem ao Porto Santo, sendo substituído pelo novo LOBO MARINHO no dia seguinte. Após docagem em Viana do Castelo em Junho de 2003, o LOBO MARINHO I foi vendido à empresa Alexcafi – Comércio de Importação e Exportação (Madeira) Lda., passando a chamar-se LOBO DOS MARES. Em 9-07 foi fretado à Cabo Verde Line, sendo posicionado no Mindelo, ilha de São Vicente, para iniciar uma carreira Mindelo – Praia, que manteve até 10-12-2003. O navio regressou então a Portugal, sendo imobilizado em Viana do Castelo a 29-12-2003 para venda. Vendido a 12-11-2004 à companhia Veesham Shipping Inc., do Panamá e registado em Wonsan, Coreia do Norte. A 15-12-2004 saiu de Viana do Castelo para o Mediterrâneo, tendo passado por Gibraltar a 17-12 e entrado no Pireu a 13-01-2005 onde ficou imobilizado. A 28-02-2005 mudou o nome para MENHIR, durante uma reparação em Perama, Grécia, passando a ter o casco pintado de cinzento. Terminada a reparação, ficou imobilizado em Ambelaki, Grécia, onde ainda se encontra em 2008.
Fotografia do LOBO MARINHO I a entrar no Porto Santo a 15 de Fevereiro de 2003
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
No comments:
Post a Comment