Uma das mais importantes companhias de navegação gregas com tradição nos cruzeiros foi a Chandris Cruises, que na década de 1970 se fundiu com a Chandris Lines. Os navios da Chandris Cruises eram todos de pequena e média tonelagem e operavam principalmente no Mediterrâneo, com excepção do REGINA MAGNA ex-BREMEN, que ultrapassava as 30.000 toneladas de arqueção bruta.
Um dos paquetes mais interessantes da companhia foi o REGINA, comprado em 1964 à American President Lines. Construído em 1939 para a Panama Line, chamou-se inicialmente PANAMA e fez a carreira Nova Iorque - Canal do Panamá, até ser convertido para transporte de tropas em 1941 com o nome USS JAMES L. PARKER. Depois da segunda guerra mundial o PANAMA voltou à carreira da América Central até ser vendido à American President Lines em 1957 passando a navegar como PRESIDENT HOOVER. Depois de remodelado na Grécia o REGINA entrou ao serviço da Chandris Cruises na Primavera de 1966 e em 1972 alterou o nome para REGINA PRIMA na sequência da compra do BREMEN pela companhia. Fez os últimos cruzeiros em 1979 e foi desmantelado em Aliaga, Turquia em 1986.
Que me lembre, só esteve em Lisboa uma vez, em Outubro de 1975, quando fiz a fotografia deste "post", junto à Estação Marítima de Alcântara. Esteve no Tejo 24 horas, largando na manhã seguinte, quando fiz a imagem do "post " anterior. Fotografei o navio na Madeira em 1978.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Um dos paquetes mais interessantes da companhia foi o REGINA, comprado em 1964 à American President Lines. Construído em 1939 para a Panama Line, chamou-se inicialmente PANAMA e fez a carreira Nova Iorque - Canal do Panamá, até ser convertido para transporte de tropas em 1941 com o nome USS JAMES L. PARKER. Depois da segunda guerra mundial o PANAMA voltou à carreira da América Central até ser vendido à American President Lines em 1957 passando a navegar como PRESIDENT HOOVER. Depois de remodelado na Grécia o REGINA entrou ao serviço da Chandris Cruises na Primavera de 1966 e em 1972 alterou o nome para REGINA PRIMA na sequência da compra do BREMEN pela companhia. Fez os últimos cruzeiros em 1979 e foi desmantelado em Aliaga, Turquia em 1986.
Que me lembre, só esteve em Lisboa uma vez, em Outubro de 1975, quando fiz a fotografia deste "post", junto à Estação Marítima de Alcântara. Esteve no Tejo 24 horas, largando na manhã seguinte, quando fiz a imagem do "post " anterior. Fotografei o navio na Madeira em 1978.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
No comments:
Post a Comment