Monday, April 20, 2009

Navio-tanque MADEIRO

Navio-tanque MADEIRO, de 17.000 TDW (13.472 GT, construído em 2008) fotografado atracado ao Porto Brandão, na margem Sul do Tejo.
O MADEIRO está fretado à Sacor Marítima, armador especializado do grupo Galp que já teve uma frota de navios próprios considerável e agora se dedica principalmente a operar com navios estrangeiros afretados.
O MADEIRO pertence ao grupo grego MARE e está registado em Malta como propriedade da companhia Hydroussa Maritime Company, sediada nas Ilhas Marshall, um paraíso fiscal para registo de navios.
O MADEIRO é uma de diversas unidades estrangeiras que vêm substituindo os antigos GALPs, já todos vendidos à excepção do GALP LISBOA, um pequeno butaneiro construído em Espanha em 1984 e adquirido quando o Cte. Barbosa Henriques era administrador da Sacor Marítima. Arlindo Barbosa Henriques foi um dos mais brilhantes oficiais de Marinha Mercante portugueses do século XX: depois de uma carreira na Soponata e Sacor Marítima exerceu numerosos cargos de responsabilidade em terra. Como administrador da Sacor Marítima nos anos 1980 promoveu a renovação da frota desta empresa com navios novos, pois era um partidário firme das construções novas face à compra de navios em segunda mão. Hoje, na Sacor nem uma coisa nem outra, apenas venda de navios próprios e AFRETAMENTOS, MUITOS AFRETAMENTOS, PORQUE CARGAS NÃO FALTAM.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

Anonymous said...

O que é que aconteceu ao Galp Leixoes?
Obrigado pela atençao.
Damiao Santos-Canadà

Anonymous said...

Aconteceu que foi vendido simplesmente. Talvez os anos, talvez o casco simples, talvez a manutencao de rotura, talvez... talvez...muitos "talvezes" de certeza.Mas faz falta por alguns motivos: Era o navio que mais gozo dava a planear carregar e descarregar como especial "product tanker" navio de "brancos" que era. Foi com o seu irmao estruturalmente gemeo Galp Sines durante muitos anos o indicador de seguranca de comportamento ao cais em Sines apos condicoes climatericas adversas. Foi onde consegui fazer uma "caldeirada" de 1,5lt (um litro e meio) de Componente de Gasolina (Auto da Policia Maritima enviado ao Tribunal de Santiago do Cacem). Foi onde ajudei a pintar o seu "patrono" Speedy Gonzalez obra do meu e nosso saudoso amigo (de todos) Casimiro Barreto. O simbolo indicaria a velocidade e quantidade de viagens que efectuou entre 1983 e 2008. Nele fiz para cima de muitas.... saudades.

FJConsciencia Martins

LUIS MIGUEL CORREIA said...

O GALP LEIXÕES foi vendido em Fevereiro de 2009 e entregue em Lisboa. Chama-se agora UNION BRAVE e está registado no Panamá em nome da companhia Union Brave Limited, United Kingdom, sendo operado pela Sovereign Shipmanagement, Londres.