Novo navio de carga português SILVES, da companhia Naveiro, fotografado a 21 de Abril de 2009 na baía de Cascais, em viagem da Trafaria para a Figueira da Foz.
O SILVES é o segundo de cinco navios gémeos da classe "Penafiel" construídos em Marin, Galiza, em 2008-2009 por encomenda da Naveiro: PENAFIEL, entrado ao serviço em Abril de 2008, SILVES, entregue em Outubro último, VISEU, entregue em Novembro de 2008, PORTALEGRE, que entou ao serviço em Dezembro, e CHAVES, que está a ser acabado no estaleiro.
Estes navios são idênticos, com 4.600 toneladas de porte bruto e 2.956 toneladas de arqueação bruta.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
O SILVES é o segundo de cinco navios gémeos da classe "Penafiel" construídos em Marin, Galiza, em 2008-2009 por encomenda da Naveiro: PENAFIEL, entrado ao serviço em Abril de 2008, SILVES, entregue em Outubro último, VISEU, entregue em Novembro de 2008, PORTALEGRE, que entou ao serviço em Dezembro, e CHAVES, que está a ser acabado no estaleiro.
Estes navios são idênticos, com 4.600 toneladas de porte bruto e 2.956 toneladas de arqueação bruta.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
4 comments:
Curioso, terem sido encomendados fora de Portugal...
Pode ter sido pela mesma razão que levou o armador do SANTA MARIA MANUELA a fazer o mesmo no mesmo estaleiro. As construções novas anteriores foram feitas no Mar Negro e acabadas na Figueira da Foz. destes o BRAGA já está no fundo...
Curioso? AH-AH-AH-AH-COF-COF-COF-QU'ATÉ-M'ENGASGUEI-AH-AH-AH-AH!!!
Peço desculpa mas isso é pagar o justo pelo pecador.
Não é por causa de problemas em Viana do Castelo ou na Navalrocha que agora toda a construção naval portuguesa passa a ser incompetente.
Os Estaleiros Navais de Peniche são extremamente competentes e estão a ter enorme sucesso no mercado de exportação, e com navios de projecto próprio. A Lisnave continua em grande, com prestigio internacional, e a ser escolhida por grandes clientes. O Arsenal do Alfeite lá vai fazendo o seu warm up para voltar a construir algo mais do que lanchas. Não oiço queixas de outros estaleiros a laborar.
Não generalizemos os maus exemplos.
Respondendo mais concretamente ao Cap Créus: a construção naval em Espanha é largamente subsidiada pelo Estado Central, pelos governos regionais, além dos apoios comunitários. Como se isso não bastasse, o IVA em Espanha é de 16%, o que numa despesa de dezenas de milhões de euros faz uma enorme diferença para os nossos 20%. E os espanhóis trabalham bem.
Post a Comment