Wednesday, May 27, 2009

Navio-tanque MALMO


Navio-tanque MALMO atracado ao Porto Brandão e a navegar largando do Tejo, no dia 26 de Maio de 2009. Este é um dos navios-tanques actualmente ao serviço da Sacor Marítima em substituição de tonelagem própria abatida nos últimos anos segundo política generalizada de desmaritimização.

O MALMO é um navio grego, com bandeira de Malta, com 19.900 TDW e 13.475 GT construído em 2008 na Turquia. Ver aqui imagens do lançamento do navio no site do estaleiro.
Gostava de perceber a razão verdadeira do desinvestimento na frota própria por parte da Sacor, empresa afiliada da Petrogal, com mercado e necessidade permanente de navios. Não se justificaria ter alguns navios próprios?
Os actuais gestores do grupo desaprenderam o conceito de "interesse nacional" que durante décadas justificou a existência de frota própria independentemente de os custos poderem ser superiores ao recurso a navios no mercado de afretamentos?
O Governo ignora a matéria porque é ignorante simplesmente ou a questão é mais profunda e a desmaritimização é uma obra a ser levada às últimas consequências?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

Zé dos Anzóis said...

São claramente ignorantes em tudo o que diga respeito ao shipping.
Mas também há um elevado grau de culpa na desmaritimização por parte das supostas "elites" do sector marítimo-portuário que se perpetuam nos lugares de poder associativo e nas companhias de navegação ou de operações portuárias e vivem de favores do Estado e na mais escandalosa subsidiodependência com pouca propensão para o risco, inovação, empreendedorismo.

Estão bem uns para os outros...

Abraço náutico!

LUIS MIGUEL CORREIA said...

É isso essencialmente, entre muitos outros factores...