Sequência de imagens da lancha TORRE DE BELÉM, dos Pilotos de Lisboa, largando de Algés ao amanhecer de 21 de Junho de 2009 com o Piloto para dar entrada ao paquete PACIFIC DREAM.
De lamentar as cores de puro mau gosto da lancha mais bonita de Lisboa, em consonância com a infelicidade dos grafismos e opções estéticas da actual imagem institucional da APL - Administração do Porto de Lisboa.
A faixa azul escura na cabine da lancha é descabida, feia e não contribui sequer para melhorar a identificação da embarcação, um aspecto importante a ter em conta na pintura de lanchas de pilotos.
De lamentar as cores de puro mau gosto da lancha mais bonita de Lisboa, em consonância com a infelicidade dos grafismos e opções estéticas da actual imagem institucional da APL - Administração do Porto de Lisboa.
A faixa azul escura na cabine da lancha é descabida, feia e não contribui sequer para melhorar a identificação da embarcação, um aspecto importante a ter em conta na pintura de lanchas de pilotos.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments.
6 comments:
Não concordo com a sua opinião.
Caro NCM,
Não concorda com a minha afirmação de a TORRE DE BELÉM ser a lancha mais bonito de Lisboa, ou com a minha perspectiva acerca da faixa azul que parece um autocolante enxertado, na minha opinião, claro...?
Quanto à beleza da TORRE DE BELÉM, aprecio as linhas genuínas inglesas, de um classicísmo a toda a prova. Em contraste com uma maior ingenuidade das lanchas de Peniche, por exemplo, cuja raiz estética parece advir do casco de um semí-rígido cabinado. Também gosto muito da TORRE DE BElÈM por razões pessoais, foi comprada ainda no tempo do defundo INPP - Instituto Nacional de Pilotagem dos Portos, de que fui colaborador, numa época em que os Pilotos eram antes de mais independentes de tutelas como as actuais.
Basicamente do que eu não gosto é da imagem actual da APL, o azul indefinido, a bandeira com a suposta torre de Algés em pano branco que rapidamente se transforma num trapo cinza, etc...
E não se trata de conservadorismo, apenas dificuldade em consumir o design actual feito por uma malta divertida paga a peso de ouro que repete sempre os mesmos conceitos...(agência Brandia) os quais depois são aprovados e aplaudidos por cérebros muito inteligentes que por sua vez são profissionais do mando, pagos igualmente com generosidade...
No fundo desta cadeia de ideias, génios e poderes, estão os pagadores de impostos e sustentáculos de um sistema que tem vindo a desmaritimizar tudo à sua volta. Normalmente com rasgos de incompetência.
Voltando aos Pilotos, e aos seus meios, do que eu gostava mesmo era dos dois vapores abatidos na segunda metade da década de 1970, o COMANDANTE MILHEIRO e o COMANDANTE PEDRO RODRIGUES, um sempre fundeado no Bom Sucesso, o outro habitualmente em Cascais... Que saudades...
LMC
A minha lancha preferida é a Ponta do Salmodo, mas sei que anda com os dias contados. Gosto dela pela velocidade.
Também concordo consigo estas novas cores não favorecem a estética das lanchas, quanto ao resto sabemos que por detrás de grandes asneiras estão sempre grandes pessoas! =)
A PONTA DO SALMODO consta que vai ser abatida. Está estacionada na Doca do Bom Sucesso. As duas de Peniche destinam-se a substituir esta e a outra mais pequena qua ainda há dias vi a operar.
As lanchas PONTA DO SALMODO e GOLADAS foram substituídas pelas novas lanchas BARRA NORTE e BARRA SUL, que apesar dos naturais contratempos iniciais se revelaram duas excelentes unidades.
Serão abatidas brevemente pois neste momento estão obsoletas e profundamente desfasadas das necessidades actuais da Pilotagem em Lisboa.
Quanto aos gostos estéticos, gosto mais da nova imagem da APL do que da antiga - o Azul, Branco e Vermelho assentam melhor numa entidade ligada ao Mar do que o Amarelo, Preto e Vermelho e a imagem da Torre de Belém "empalada" numa âncora em tons de "ouro sobre azul" também já estava demasiadamente gasta.
Relativamente aos processos que conduziram a esta mudança de imagem e aos seus responsáveis não me pronuncio porque os desconheço em absoluto pois apesar do que se possa pensar os Pilotos de Lisboa mantêm a sua independência técnica que é hoje mais imune a pressões exteriores do que no tempo do extinto INPP por muito que isso custe a muito boa gente...
Relativamente à sua patente animosidade para com os responsáveis por esta alteração estética peço-lhe que não deixe de gostar das lanchas dos Pilotos apenas por isso...
Caro ncm,
Claro que gosto das lanchas, caso contrário não as observava frequentemente sempre com gosto, e pelos vistos estes variam muito. Sou um tradicionalista e por outro lado acompanho a vida portuária de Lisboa há perto de 50 anos. É muito tempo a ver navios, tenho saudades da realidade portuária dos anos sessenta e setenta do século passado. E o tempo passa tão depressa...
Post a Comment