Sunday, December 05, 2021

Antiga SAGRES em Hamburgo

Foi durante cerca de 35 anos o Navio-escola SAGRES da Marinha Portuguesa, substituído em 1962 pelo atual veleiro do mesmo nome. Está preservado em Hamburgo com o nome original: RICKMER RICKMERS, constituindo uma das principais atrações marítimas do porto de Hamburgo e um testemunho das tradições marítimas portuguesas que souberam dar utilização ao navio muito para além do que seria de esperar de uma barca mercante de três mastros.
A 1 de Março de 1916, a barca alemã MAX foi requisitada pelo Governo português, quando se encontrava refugiada no porto da Horta, carregada com nitratos desde o começo da Primeira Guerra Mundial, em 1914. Passou a denominar-se FLORES e foi um dos 70 navios alemães que em 1916 passaram a ter bandeira portuguesa. Fez parte do conjunto de navios cedidos à Inglaterra e fretados à companhia Furness Whthy. Em 1920 passou a servir sob administração dos Transportes Marítimos do Estado e foi cedido à Armada em 1924 e adaptado a navio escola com o nome SAGRES, estatuto com que navegou até 1961. Com a compra da atual SAGRES ao Brasil, em 1962 a SAGRES antiga passou a ser classificada como navio-depósito com o nome SANTO ANDRÉ, com que seria abatida ao efetivo dos navios da Armada em 1975.
Em 1983 a antiga SAGRES foi cedida a interesses alemães e rebocada para Hamburgo, onde foi restaurada com as cores e nome originais, como navio-museu.
Aqui ficam algumas fotografias feitas em Hamburgo em Setembro de 2008. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments: