Wednesday, November 25, 2009

A situação do navio S. GABRIEL

Fotografia de Mário Nelson Medeiros copiada do blogue "Estou na Sesta" que saudamos.

Nota do Editor do BNM - Notícia de João Paz publicada ontem (24-11-2009) no jornal CORRIO DOS AÇORES, que reproduzimos com a devida vénia:
Está a causar grande preocupação às autoridades marítimas de Ponta Delgada a permanência de cerca de 400 toneladas de fuel a bordo do navio ‘São Gabriel’ com a Meteorologia a prever um agravamento do estado do tempo para hoje. A falta de meios no local para a remoção do combustível é critica, em surdina, por fontes próximas das companhias de transportes marítimos. Este fuel é considerado altamente poluidor. Entretanto, foram retirados ontem de bordo do ‘São Gabriel’ os sete cavalos, puro sangue da raça ‘Lusitano’, numa operação elogiada pelos seus proprietários.
O facto de a ‘Administração dos Portos de São Miguel e Santa Maria’ não possuir meios para remover combustíveis de navios, em situações de acidente, leva a que a segunda fase de recuperação do navio ‘São Gabriel’, encalhado entre Santa Cruz da Lagoa e a vila de Água de Pau, leve mais tempo do que o esperado.
Fontes próximas das empresas de navegação, em Ponta Delgada, disseram ao ‘Correio dos Açores’ que a ‘Administração dos Portos’ deveria possuir estes meios, prevendo que possam ocorrer acidentes como o que agora aconteceu com o ‘São Gabriel’, navio porta-contentores da “Box Lines”.
Durante a tarde de ontem foram retirados do navio encalhado para a ‘Draga Açores’ os sete cavalos da raça ‘Lusitano’ que se encontravam a bordo. Dois deles pertencem ao Centro Equestre do Capelo, da empresa municipal Hortaludus.
Dois dos sete cavalos são pertença do Centro Equestre do Capelo, o ‘Talisman’, de nove anos, que ia participar na Taça de Portugal de Dressage, em Lisboa, e a ‘Valina’, de sete anos, uma égua que foi vendida para Inglaterra.
Os animais foram depois transportados para o Porto de Ponta Delgada, de onde seguiram para instalações da Associação Equestre de S. Miguel.
Caso existam condições, os cavalos ainda deverão chegar a Lisboa a tempo de participarem na final da Taça de Portugal de Dressage, que decorre de 4 a 6 de Dezembro.
Porque a bordo do ‘São Gabriel’ apenas um gerador auxiliar está operacional, foi içado para bordo, durante o dia de ontem, um gerador mais potente que esteve a sugar água do mar para porões do navio com o objectivo de o manter estável.
A bordo do ‘São Gabriel’ estão um total de 105 contentores, trinta e dois dos quais (doze de 20 pés e vinte de 40 pés) estão carregados com mercadorias, principalmente. Entre os contentores cheios estão sete frigoríficos essencialmente com produtos lácteos de unidades fabris da Terceira e Faial.
O navio devia carregar no porto de Ponta Delgada 70 contentores cheios e 40 vazios antes de rumar para Lisboa.

Remoção de combustíveis

A prioridade das prioridades das autoridades marítimas de Ponta Delgada é proceder à remoção dos combustíveis de bordo do navio. São praticamente 400 toneladas de fuel altamente poluente.
É incomodativo que o porto de Ponta Delgada não possua meios para proceder a esta remoção quanto mais cedo, melhor. A perspectiva de mau tempo e de mar com vaga forte durante o dia de hoje estava ontem a causar preocupação. Havia a expectativa de que, também desta vez, a previsão meteorológica falhasse na previsão do estado do tempo e, assim, a ondulação não fustigasse o ‘São Gabriel’.
Quando o tempo permitir, e já com os meios necessários em São Miguel, vai proceder-se à remoção do fuel para cisternas que serão colocadas a bordo da embarcação ‘Draga Açores’.
Porque o rebocador ‘São Miguel’ não tem potência para retirar o navio do local onde se encontra, o armador do navio, a ‘Box Lines’, estava ontem a envidar esforços para que um salvadego (rebocador de grande potência) comece a navegar para a costa Sul de São Miguel o mais rapidamente possível.
O reboque do ‘São Gabriel’ só se fará depois da remoção de combustíveis e de se retirar os contentores de bordo.
Durante o domingo uma equipa de profissionais da Zona Marítima dos Açores esteve a colocar as barreiras de protecção para impedir que se alastre qualquer mancha de combustível que possa ser libertada do ‘São Gabriel’. Uma operação seguida de perto por uma equipa de reportagem do ‘Correio dos Açores”.
Também durante o dia de domingo uma equipa de peritos esteve a bordo do ‘São Gabriel’ para analisar a situação em que o navio se encontra. Na oportunidade, desembarcaram sete dos 14 tripulantes do navio.
O navio porta-contentores “S. Gabriel”, de 100 metros e 5.500 toneladas, comunicou às autoridades marítimas que tinha encalhado cerca das 05h30 de sábado.
Autor: João Paz
Ler o artigo original e imagem correspondente aqui. O BLOGUE "ESTOU NA SESTA" apresenta também imagens e informação aqui...

5 comments:

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Em Dezembro de 2005 este navio havia estado em perigo na Graciosa:

"Horta , 17 de Dezembro de 2005



Governo Regional empenhou-se na operação de salvamento do navio “São Gabriel"

Durante a tarde deste sábado, o Governo Regional tomou conhecimento que o navio porta-contentores “São Gabriel” se encontrava à deriva junto à costa da ilha Graciosa, na zona do Carapacho, devido a uma avaria nas máquinas.



De imediato foram estabelecidos contactos com o piloto da Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, que prestou a assistência para que o navio ficasse fundeado, em segurança, na zona dos Fenais, a cerca de 800 metros da costa.



O executivo açoriano decidiu, igualmente, enviar o rebocador “São Miguel” para prestar todo o auxílio ao navio, com cerca de 100 metros, que se encontra em dificuldades, nomeadamente para efectuar o rebocar para porto seguro, na ilha Terceira, de forma a ser reparada a avaria.



O Governo Regional demonstra, assim, todo o seu empenhamento em garantir a segurança das pessoas e dos navios que frequentam as costas das ilhas, bem como a protecção da orla costeira, prestando assistência e utilizando os seus meios, neste caso concreto disponibilizando o piloto da Administração dos Portos da Terceira e Graciosa para fundear o navio em segurança, e os seus rebocadores para as operações de salvamento."

JOSÉ MODESTO said...

Caro Luis, temas quentes:
seguro de transportes de mercadorias.

No meu blogue

Saudações Marítimas
José Modesto

Anonymous said...

Depois de o visitar várias vezes, hoje decedi cumprimentá-lo e dar-lhe os parabéns pelo seu "blogue", aliás, "blogues". Encontrei-o já nem sei como, foi uma óptima descoberta, desde então volta e meia vou o lendo em retrospectiva - estou encantada com o seu conhecimento e dedicação...Sou açoriana, viajei muito de barco entre os Açores e o Continente e entre-ilhas - como pode calcular, aqui, venho também reviver experiências, matar saudades...Obrigada, felicidades e um dia destes contacto-o para adquirir um dos seus livros.

josé palmeiro said...

Caro Luis M. Correia, em nome do "Estou na Sesta", cumpre-me agradecer-lhe a mensão que me fez.
Quanto ao sucedido, estarei atento e direi o que me vai na alma, sempre que isso o determinar. Espero que possamos interagir, sempre que se proporcionar.
Realço o seu esclarecimento, na zona dos comentários, bem como o alerta que o comentador, José Modesto, tr´s à colacção.

LUIS MIGUEL CORREIA said...

Obrigado a todos pelos comentários e participação no BNM...