Monday, December 28, 2009

Iate TÜBINGEN em Lisboa



Encontra-se atracado à doca de Alcântara, em Lisboa onde entrou a 18 de Dezembro procedente de Cascais, o iate TÜBINGEN, antigo caça-minas da Marinha alemã, construído em 1958 em Bremen com o mesmo nome e o número de amura M1074.















Com 433 toneladas de arqueação bruta (GR) e 44,2 m de comprimento fora-a-fora, o TÜBINGEN está registado em Gibraltar e não apresenta grandes diferenças exteriores, para além da remoção do armamento. Continua pintado de cinzento e à primeira vista parece ser uma unidade naval. Uma forma excelente de preservar um antigo navio e provavelmente uma maneira de ter um iate original e mais barato. Nada de que não me tenha lembrado já, quando observo os nossos últimos CACINEs com as suas linhas elegantes, mesmo a pedir serem transformados em iates de recreio...
Nos seus tempos de navio de guerra, o TÜBINGEN apresentava 463 toneladas de deslocamento máximo e dispunha do dois motores diesel Maybach MTU acoplados a dois veios de hélices, desenvolvendo 4.000 bhp e possibilitando a velocidade de 16,5 nós. O navio tem casco de madeira revestido a plástico e na sua construção foram utilizados materiais desmagnetizados.
Fotografias registadas a 26 de Dezembro de 2009.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

Anonymous said...

Esteve em Cascais no decorrer das Regatas do Natal organizadas pelo CNC conforme fiz referência em comentário acima.

Muito bem conservado, #apenas" com alguns elementos "civis" a ornamentarem as obras mortas. Coisas próprias de quem possivelmente vive ou viveu nas margens do Reno.

A

Rui