Friday, January 15, 2010

SAGRES 2010: TERCEIRA VOLTA AO MUNDO







O Navio-Escola Sagres larga, no dia 19 de Janeiro, de Lisboa rumo a uma viagem de Volta ao Mundo, com duração de cerca de 11 meses. Esta é a terceira vez que a Sagres realiza uma Circum-navegação, tendo as últimas viagens ocorrido em 1978/ 79 e em 1983/84.
Durante esta viagem a Sagres irá visitar vários países, são eles o Brasil, o Uruguai, a Argentina, o Chile, o Peru, o Equador, o México, os EUA, o Japão, a China (incluindo Macau), a Coreia do Sul, a Indonésia, Timor-Leste, Singapura, a Tailândia, a Malásia, a União Indiana, o Egipto e a Argélia.
Nesta viagem a Sagres terá como missão a formação dos cadetes da Escola Naval, promover a imagem de Portugal no Mundo, contactar os Portugueses na Diáspora e participará em vários eventos, entre os quais o Encontro e Regata Internacional de Grandes Veleiros - Velas Sudamérica 2010, as Comemorações do Dia de Portugal em S. Diego, as Cerimónias Comemorativas dos 150 anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão e participará na EXPO Xangai 2010.
O Navio-Escola “Sagres” é um veleiro com 90 metros de comprimento, com 4 mastros e armação em barca, construída nos estaleiros navais Blohm & Voss, na Alemanha, em 1937 e navega há 48 anos com a missão principal de assegurar a formação marinheira dos futuros oficiais da Marinha Portuguesa, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval e a de representação da Marinha e do país no estrangeiro, desempenhando o papel de embaixada itinerante de Portugal.
A “Sagres” é comandada pelo Capitão-de-Fragata Luís Pedro Pinto Proença Mendes e contará para esta missão com uma guarnição de 202 militares, incluindo 63 Cadetes da Escola Naval durante três meses.
Antes de partir para a volta ao mundo, o Navio-escola Sagres abre ao público em Lisboa o que irá permitir aos portugueses conhecer um dos mais emblemáticos navios da Marinha, que regressará em Dezembro.
O Navio-escola Sagres está aberto ao público no Cais Avançado de Alcântara nos seguintes dias e horários: Sexta, 15 de Janeiro - 20h00 às 22h00; Sábado, 16 de Janeiro - 14h00 às 18h00 e 20h00 às 22h00: Domingo, 17 de Janeiro - 10h00 às 12h00, 14h00 às 18h00 e 20h00 às 22h00.
Press Releases Marinha 14-01-2010. Mais imagens e informações sobre a SAGRES aqui. Outras mensagens sobre a Marinha Portuguesa aqui.
Blog copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

paulorenato said...

E pena nao passarem pelo Canada,principalmente pelas aguas frias de Newfoundland onde tenho certeza a nossa SAGRES seria muito bem vinda,devido aos lacos de amizade,hoje talvez mais recordacao,mas que ainda existe,pois embora a nossa comunidade seja pequena,em Newfoundland,sao mesmo os Canadianos daquela zona que se recordam dos portugueses,mas compreende-se pela rota.

Anonymous said...

I remember seeing Sagres in New York during Opsail 1976. Was it the very same ship?

Unknown said...

Seria fantástico, à semelhança de "SAILORS NEWS", a SAGRES criar um BLOG onde postasse fotos/comentários da viagem, para assim podermos ter o previlégio de acompanhar mais de perto e matar algumas saudades de outros tempos.
Obrigado
Cumps
F.Correia (Mil. RES/MAR)